5 mitos sobre saúde oral na gravidez

9 Setembro, 2021
5 mitos sobre saúde oral na gravidez

Já deve ter ouvido que as mulheres grávidas devem evitar qualquer tratamento dentário até depois do bebé nascer, ou que os raios X fazem mal ao bebé, ou até que é normal o aumento de incidência de cáries na gravidez. A verdade é que nenhum destes mitos é um facto.

Então quais são os mitos da Saúde Oral na Gravidez?

Mito #1: Grávidas devem evitar ir ao dentista

É muito importante para as grávidas cuidar dos dentes. Problemas dentários graves geram bactérias que podem entrar no sistema circulatório e fixar-se na placenta, levando a partos prematuros e perda de peso do feto. É aconselhado visitas ao dentista, principalmente a partir do segundo trimestre de gravidez.

Mito #2: Saúde oral da grávida não influencia a saúde do bebé

Durante a gestação pode haver agravamento das condições da má saúde oral, mas por si só a gravidez não aumenta a incidência de cárie dentária. A gestante deve fazer uma dieta balanceada, com quantidades adequadas de cálcio (encontrado, por exemplo, no leite, queijo, espinafre, iogurtes, couve ou grão), mineral muito importante para a formação dos ossos, dentes, cérebro e coração.

Mito #3: A gravidez enfraquece os dentes e aumenta risco de cáries

Durante a gestação pode haver agravamento das condições da má saúde oral, por isso a gestante deve fazer uma dieta balanceada, com quantidades adequadas de cálcio (encontrado, por exemplo, no leite, queijo, espinafre, iogurtes, couve ou grão), mineral muito importante para a formação dos ossos, dentes, cérebro e coração.

Mito #4: Grávidas só podem fazer alguns tratamentos dentários

Todos os tratamentos dentários podem ser feitos durante a gravidez, mesmo os que necessitam de anestesia, pois já existem anestésicos sem vasoconstritores.

Mito #5: O dentista não precisa de saber se estou grávida 

Como qualquer outro médico, o seu dentista precisa de saber se o seu corpo está a passar por mudanças. O dentista deve saber quais os medicamentos que está a tomar durante a gravidez para se certificar de que não usa algo que possa ser prejudicial para si.  Se precisar de fazer um raio X não tenha medo. Informe o dentista para que lhe possa ser facultado equipamento para proteção contra radiação (O exame também não é perigoso nos casos em que a mulher não sabe que está grávida).

É importante fazer exames e limpezas dentárias regulares para manter uma boa higiene oral. Consulte o seu dentista antes de engravidar, assim pode fazer qualquer tratamento dentário que precise. Se já está grávida ou suspeita que esteja, marque uma consulta para avaliar se está tudo bem com a sua saúde oral.

Tratamentos dentários na Smile.up

A Smile.up conta com uma equipa de profissionais experientes, preparados para lhe oferecer as melhores soluções do mercado com facilidades de pagamento, preço-qualidade, rigor e experiência técnica. Tratamentos de cáries, controlo da placa bacteriana, aparelhos dentários desde os convencionais aos invisíveis, como o Invisalign, são alguns dos tratamentos disponíveis nas clínicas dentárias Smile.up, para que a sua saúde dentária esteja sempre em dia e em primeiro plano.

Agende uma consulta de avaliação oral na Smile.up numa das nossas 60 Clínicas Dentárias Smile.up espalhadas por todo o país.

Veja também

Marque Consulta