A diferença entre ter um sorriso saudável e visitas frequentes ao dentista para tratar problemas dentários (como as cáries, gengivite, placa bacteriana ou tártaro) pode ser marcada pelos alimentos que ingere. Mesmo com uma boa rotina de higiene oral (escovar duas vezes ao dia e usar fio dentário), pode ser difícil manter os dentes saudáveis e bonitos a longo prazo.
Comer alimentos ricos em nutrientes de todos os grupos alimentares promove dentes e gengivas saudáveis. Isto significa manter uma dieta equilibrada de frutas, vegetais, alimentos proteicos e ricos em cálcio.
Gengivite (inflamação das gengivas) e periodontite – qual a diferença?
Alimentos que fazem bem aos dentes
Cenouras
A cenoura faz bem aos olhos, mas também aos dentes, uma vez que pela sua consistência mais dura ajuda na limpeza da placa bacteriana dos dentes. As cenouras são ‘crocantes’, têm muita fibra e são ótimas para um snack a meio da manhã ou da tarde. Se não puder lavar os dentes no fim da refeição, coma uma cenoura crua, que funciona como uma ‘vassoura’ a varrer os restos de comida dos dentes.
Maçãs
As maças são ricas em vitaminas e, à semelhança das cenouras e de outros vegetais e frutos mais rijos, ajudam a ‘limpar’ os dentes depois de uma refeição e estimulam a produção de saliva, que ‘lava’ a boca das bactérias que provocam as cáries dentárias. As peras são outra opção, se preferir. É verdade que estas duas frutas têm açúcar (frutose) mas têm muita fibra e água funcionam quase como uma escova de dentes natural, embora nada substitua a escova e a pasta de dentes.
Laticínios
Alimentos ricos em cálcio e fósforo, como é o caso do leite e do queijo, são essenciais para a formação da arcada dentária e para a integridade do esmalte e sua remineralização. Sardinhas, tofu, leguminosas (feijão ou grão) e legumes cozidos (como os espinafres ou os brócolos) são outros alimentos fontes de cálcio.
Alimentos ricos em vitamina D
O atum, o salmão e os ovos são ricos em vitamina D, essencial para o fortalecimento dos dentes, uma vez que ajuda na absorção de cálcio. A Vitamina D é conhecida por ser naturalmente produzida pelo sol e essencial ao bom funcionamento do organismo. Também pode encontrar vitamina D no óleo de fígado de bacalhau, frango, sardinhas enlatadas ou cogumelos.
Beber mantém hálito saudável e previne cáries
Beber água aporta vários benefícios para a saúde oral: ajuda a combater o mau hálito (Mau hálito – principais causas e tratamento), estimula a produção de saliva, ajuda a prevenir o aparecimento de cáries e evita doenças orais com a gengivite.
Adicionar estes alimentos à sua dieta, manter bons hábitos de saúde oral e visitar regularmente o dentista são as melhores “armas” para garantir um sorriso perfeito, com dentes fortes e saudáveis.
Tratamento de cáries, implantes dentários em carga imediata, implantes dentários unitários, controlo da placa bacteriana, aparelhos dentários desde os convencionais aos invisíveis, são alguns dos tratamentos disponíveis nas clínicas Smile.up, para que a saúde dentária esteja sempre em dia.
Marque já uma consulta de avaliação oral numa das nossas 60 Clínicas Dentárias Smile.up espalhadas por todo o país.