Aparelho dentário em crianças – Qual a idade ideal?

1 Março, 2021
Aparelho dentário em crianças – Qual a idade ideal?

Os cuidados com a saúde oral devem ser incutidos desde cedo. Rotinas como lavar os dentes no mínimo duas vezes ao dia, passar o fio dentário, usar uma escova de dentes e pasta dentífrica apropriadas, ter hábitos saudáveis e visitar regularmente o médico dentista são elementos chave para cuidar dos dentes dos mais novos.

Problemas dentários nas crianças

Apesar de todos os cuidados, existe a possibilidade de os dentes definitivos nascerem desalinhados. Este problema obriga a uma visita ao médico dentista, pois a posição incorreta dos dentes na arcada pode ter repercussões graves na saúde da criança, desde alterações fonéticas e respiratórias, cáries ou até problemas na articulação temporomandibular e assimetrias faciais.

De acordo com a Sociedade Portuguesa de Ortopedia Dento-Facial (SPODF), os mais pequenos devem fazer a primeira visita a um médico dentista especialista em Ortodontia antes dos 7 anos de idade. Uma avaliação e diagnóstico precoces são muito importantes para perceber as causas da má oclusão, que podem estar relacionadas com questões esqueléticas ou problemas nas bases e desenvolvimento dos maxilares.  Para resolver este problema, existem vários tipos de aparelhos dentários que podem ser colocados em crianças:

Aparelho dentário removível

O Aparelho Dentário Removível pode ser usado em crianças com idades compreendidas entre os 7 e os 11 anos, dado que nestas idades os maxilares ainda estão em desenvolvimento. Isto vai permitir que sejam corrigidos problemas esqueléticos. Este tratamento é indicado para crianças que tenham o palato (vulgarmente conhecido como ‘céu da boca’) estreito, falta ou excesso de espaço entre dentes, respiração preferencialmente bucal (respirar pela boca), atrasos na erupção dentária (nascer dos dentes), dentes muito salientes, entre outros aspetos detetados pelo médico dentista.

Aparelho dentário fixo – ou aparelho tradicional

Aparelho Dentário Fixo consiste na colocação de pequenas peças metálicas, conhecidas como brackets, nos dentes. Nelas é aplicado uma espécie de arco que vai levar à movimentação da dentição para a posição ideal. Este é habitualmente usado em crianças com idades compreendidas entre os 11 e os 12 anos, que ainda têm uma dentição mista (dentes de leite e dentes definitivos).

Aparelho dentário invisível

O aparelho invisível e removível, a marca mais conhecida é o Invisalign, é a mais recente inovação na área da correção dentária (Ortodontia). Trata-se de um tratamento alternativo aos tradicionais aparelhos metalizados, invisível, mas com os mesmos resultados.

As crianças também podem usar o aparelho dentário invisível, mesmo tendo dentição mista, ou seja, tanto dentes definitivos como ainda dentes de leite.

Dúvidas sobre problemas dentários nas crianças

Deve avaliar qual a melhor opção para o seu filho, junto do seu médico dentista!

Vulgarmente, existem também algumas dúvidas sobre o uso de aparelho dentário em dentes de leite, e é importante esclarecer que estes podem ser utilizados nos mesmos, para prevenir problemas futuros.

Como referido acima, os exemplos dos aparelhos expansores maxilares e removíveis intercetivos, que são frequentemente usados na dentição de leite e no caso dos aparelhos dentários fixos, podem também ter de ser colocados em dentes de leite, para evitar que a dentição definitiva seja comprometida.

Visite uma das nossas mais de 50 Clínicas Dentárias Smile.up espalhadas por todo o país e marque uma avaliação oral para o seu filho.

Veja também

Marque Consulta