Diferenças entre Aparelho Tradicional e Aparelho Invisível

10 Setembro, 2020
Diferenças entre Aparelho Tradicional e Aparelho Invisível

Quer ter o sorriso que sempre sonhou, mas tem os dentes desalinhados? Ou tem dores e desconforto quando sorri? As Clínicas Dentárias Smile.up garantem a qualidade e eficiência em qualquer que seja o tratamento necessário no seu caso. Incluindo uma avaliação sobre qual o aparelho dentário mais indicado para si.

Atualmente, através de técnicas inovadoras e pouco invasivas, é possível corrigir os problemas de alinhamento dos nossos dentes em qualquer faixa etária ou fase de crescimento. Contudo, quanto mais cedo for feito o tratamento, melhores resultados são conseguidos no sorriso e saúde do paciente.

Os aparelhos dentários mais usados de momento dividem-se em dois grandes grupos: aparelho tradicional (tipicamente fixo) e o aparelho invisível (removível). As grandes diferenças entre ambos estão relacionadas, por um lado, com a estética do paciente, uma vez que os invisíveis se tornam quase impercetíveis ao sorrir e os tradicionais não e, por outro lado, o facto de uns serem removíveis e outros fixos.

Aparelho dentário fixo ou convencional

Este é o aparelho mais tradicional e conhecido de todos. Consiste na colocação individual de brackets em todos os dentes, onde serão colocados por cima arcos e elásticos. Em conjunto, ao longo do tempo, estes irão provocar o alinhamento e nivelamento dentário, tanto a nível superior como inferior.

Para o sucesso do tratamento é importante haver um acompanhamento regular por parte do médico dentista, de forma a haver um controlo e manutenção do aparelho. Para além do acompanhamento médico é também muito importante que o paciente faça uma boa limpeza dos seus dentes, nomeadamente com o recurso a escovilhões.

Aparelho dentário Invisível (ou alinhadores)

Este tratamento é uma das soluções mais recentes e inovadoras da ortodontia e, por sua vez, tem ganho cada vez mais adeptos por ser uma opção tão discreta. Composto por um conjunto de alinhadores transparentes que têm como base moldes da boca de cada paciente, este tratamento desencadeia o movimento dos dentes através da troca periódica dos alinhadores, até ser atingido o resultado final.

Este aparelho deve ser usado durante 22 horas, sendo apenas retirado para o paciente fazer as suas refeições. Após cada refeição, os dentes devem ser bem lavados de imediato, de forma ao aparelho poder ser colocado de volta na boca. Já os alinhadores devem ser trocados semanalmente ou quinzenalmente, dependendo do caso.

Hoje em dia este aparelho é um dos mais escolhidos pelos pacientes, dado que é removível e permite uma melhor higiene da boca comparativamente aos outros aparelhos. Paralelamente, também porque permite que seja devolvida a harmonia estética e funcional à boca de uma forma discreta, uma vez que a sua transparência faz com que nem se note que está a usar aparelho dentário.

Escolher o aparelho ideal para si deve ser uma decisão tomada em conjunto com o seu médico dentista que, após uma avaliação ao seu caso, irá verificar o que mais se adequa às suas necessidades.

Perguntas frequentes sobre aparelhos dentários

É importante, no entanto, ver respondidas algumas questões antes de optar por um destes tratamentos de ortodontia.

Qualquer pessoa pode usar aparelho dentário?

A colocação do aparelho dentário é recomendada para adolescentes e adultos que já possuem dentes permanentes e uma estrutura maxilar bem formada. Desde que o paciente não apresente problemas como cáries, gengivite, entre outros, não há qualquer contraindicação para este tipo de tratamento.

O aparelho dentário provoca dor?

Apesar do aparelho fixo estar cada vez mais personalizado e adaptado à boca do paciente de forma a ser o mais confortável possível, no dia em que se volta ao dentista para apertar o aparelho (mensalmente), é comum o paciente apresentar algum desconforto.

Cuidados de higiene indispensáveis e hábitos proibidos

Com o uso de aparelho, há uma maior propensão para que as bactérias, assim como os restos de comida, se alojem entre as cavidades dos dentes e também nos brackets. Para o efeito, deve ter cuidado ao retirar os elásticos ou outras peças amovíveis do aparelho antes de escovar os dentes.

Para além da escovagem dos dentes três vezes por dia, após cada refeição, deve complementar com o uso de escovilhão e elixir bucal. Por outro lado, enquanto durar o tratamento ortodôntico, deve o mais possível evitar alimentos pegajosos, como as pastilhas elásticas e rebuçados, ou alimentos rijos, como maçãs, cenouras, ou até bolachas, uma vez que existe o risco de danificar o aparelho.

O aparelho pode provocar o aparecimento de cáries ou de manchas nos dentes?

O aparelho dentário dificulta ligeiramente a higienização. É recomendada a passagem diária de fio dentário. Além disso, é recomendado o uso de uma escova com pontas macias, para que possa alcançar ao máximo as zonas por entre os brackets do aparelho. Contudo, com estes cuidados e medidas preventivas, é possível ter uma boa higiene oral e dificilmente vão surgir cáries.

Relativamente às manchas, a colocação do aparelho não envolve qualquer produto que possa alterar a cor original do esmalte, por isso, esse tipo de problema é altamente improvável.

Depois de finalizado o tratamento, é preciso usar um aparelho de contenção?

O tratamento com o aparelho fixo, dura, em média, cerca de dois anos. Depois de removido, o paciente deverá utilizar um aparelho de contenção, que serve para restringir quaisquer novas movimentações dos dentes e manter o alinhamento.

Venha conhecer a solução ideal para o seu caso. Agende já a sua consulta de avaliação na Clínica Dentária Smile.up mais perto de si!

Desde aparelhos dentários, dos invisíveis aos convencionais, como o já conhecido Invisalign, passando pelas próteses dentárias, vulgarmente denominadas de dentaduras ou placas, passando ainda por implantes dentários, facetas ou branqueamentos dentários, várias são as opções de tratamento que lhe garantimos com sucesso e que vão tornar o seu sorriso no melhor do mundo.

Veja também

Marque Consulta