O apinhamento dentário consiste num desalinhamento dos dentes, que ficam apinhados, ou seja, sobrepostos uns nos outros. O apinhamento dentário pode causar constrangimentos estéticos, afetando a autoestima da pessoa. Por exemplo, uma pessoa com dentes projetados para fora ou inclinados para dentro, pode esconder o sorriso por vergonha, afetando a sua vida social.
Este desalinhamento também tem consequências negativas na higiene oral, por exemplo na escovagem dos dentes ou passagem com o fio dentário. Acabam por facilitar o aparecimento de cáries dentárias e o mau hálito. Ler mais sobre Mau hálito – principais causas e tratamento.
Causas dos dentes tortos
- Fatores hereditários – podem ser responsáveis por determinar a posição dos dentes e dos maxilares e, consequentemente, de um apinhamento dentário. Também as malformações faciais podem causar um desalinhamento dos dentes;
- Maus hábitos parafuncionais – desde o uso prolongado da chupeta no bebé a ações que acontecem de forma inconsciente no dia a dia, como chupar o dedo, roer as unhas, a tampa de uma caneta ou um lápis podem dar origem a esta alteração de dentes;
- Dentes do Siso – são os últimos a nascer e, às vezes, não têm o espaço suficiente acabando por apinhar os dentes da frente;
- Traumatismo – menos frequente, mas possível, através de quedas ou pancadas;
- Respiração feita pela boca com demasiada frequência, mais comum em crianças que, ainda têm o maxilar em crescimento, o que pode dar origem a desarmonias na posição dos dentes;
- Falta ou perda de dentes – originam movimentações indesejadas ao longo do tempo;
Tratamento para os dentes apinhados ou tortos
O apinhamento dentário é acompanhado e tratado pela especialidade de ortodontia, relacionada com a correção do posicionamento dos dentes e dos ossos maxilares em caso de desalinhamento ou deformações.
É possível corrigir os dentes encavalitados ou tortos. O tratamento varia de acordo com as causas, a idade, condicionantes estéticas e severidade do problema. Existem os aparelhos removíveis e aparelhos fixos. Estes aparelhos exercem uma força que movimenta os dentes para a posição correta, resolvendo o desalinhamento.
A duração da utilização do aparelho depende da severidade do desalinhamento dentário. Em dentes muito tortos, durará mais meses com a possibilidade de uma cirurgia para extração de dentes, no caso de não existir o espaço necessário para a correção. No entanto, o tempo médio é de um a três anos, sendo necessário a sua ativação todos os meses em aparelhos fixos e de 15 em 15 dias em aparelhos invisíveis.
A opção de tratamento mais vantajosa, confortável e discreta é o aparelho dentário invisível (alinhadores invisíveis), a marca mais conhecida é a Invisalign® e são uma alternativa aos aparelhos convencionais. Resolvem o problema do apinhamento dentário, não têm a aparência dos aparelhos metálicos e facilitam a higiene oral. Cada aparelho invisível deve estar entre 20 e 22 horas por dia na boca.
Melhor opção de tratamento
Qualquer que seja o tratamento, este tem de ter por base uma consulta de avaliação, um diagnóstico correto e o melhor aconselhamento ao paciente com a solução mais adequada para cada situação.
Visite uma das nossas Clínicas Dentárias Smile.up espalhadas por todo o país. Garantimos facilidades de pagamento, horários alargados, tecnologia de última gama e profissionais especializados em todas as áreas da Medicina Dentária.