Apneia do sono – o dentista pode ajudar

19 Março, 2021
Apneia do sono - o dentista pode ajudar

A apneia do sono pode estar ligada à saúde oral, sendo que consultas regulares ao seu médico dentista são fundamentais para que os sintomas sejam analisados e o tratamento dentário aplicado.

Apneia do sono: o que é?

A Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS), vulgarmente conhecida como Apneia do Sono. consiste numa perturbação que afeta a nossa respiração enquanto dormimos, provocando episódios de interrupção da mesma.

Muitos portugueses sofrem deste distúrbio, sendo que quase dois terços destes (60%) têm problemas em dormir e, consequentemente, muitos acusam níveis de sonolência alarmantes durante o dia, segundo dados de um inquérito da Deco Proteste.

Esta perturbação respiratória pode ocorrer mais do que cinco vezes por hora, com paragens de cerca de 10 segundos. Segundo a Sociedade Portuguesa de Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial (SPDOF) existem três tipos de apneia de sono:

  • Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) – a que se tem vindo a mostrar a mais comum;
  • Apneia Central do Sono (ACS) – que não é tão comum quanto a anterior;
  • Apneia Mista do Sono – que ocorre quando existem os dois tipos acima em simultâneo.

Causas e sintomas da apneia   

A origem deste distúrbio pode estar relacionada com vários fatores, como fumar, problemas de faringe ou excesso de peso. Este provoca alguns sintomas, como por exemplo: roncopatia (ressonar), sonolência, falta de energia e cansaço para as tarefas do dia-a-dia, cefaleias matinais, tensão alta, dificuldade na concentração ou irritabilidade.

O papel do médico dentista é crucial para pessoas que sofrem deste problema, dado que este está treinado para reconhecer os sintomas e sinais de alarme. Se o médico desconfiar que pode sofrer desta patologia, após uma consulta de avaliação oral irá reencaminhá-lo para uma consulta de especialidade de forma que se consiga confirmar o diagnóstico e assim iniciar o tratamento.

Tratamento dentário para a Apneia do sono

A medicina dentária também está envolvida no processo de tratamento deste problema de saúde. Em casos ligeiros ou moderados de apneia do sono e, claro, com a indicação do médico que acompanha o caso, poderá ser feito o reposicionamento da mandíbula durante a noite, através de um Dispositivo de Avanço Mandibular, produzido especificamente para o seu caso. Este vai impedir que as vias respiratórias se fechem durante a noite.

Noutros casos, a realização de um tratamento ortodôntico pode ser o suficiente para ajudar na resolução do problema.

É muito importante que procure ajuda caso sofra deste problema de saúde, dado que as pausas na respiração que esta perturbação provoca, causam problemas no estado da sua saúde. Pode, por exemplo, desencadear problemas cerebrais ou cardiovasculares, resultantes da paragem de oxigenação do sangue.

Não comprometa o seu dia-a-dia, agende uma consulta de avaliação oral numa clínica Smile.up! Pode visitar uma das nossas mais de 50 Clínicas Dentárias Smile.up espalhadas por todo o país.

Veja também

Marque Consulta