Implantologia

O que é a Implantologia?

A Implantologia é a área da Medicina Dentária responsável pela reabilitação das carências dentárias dos pacientes através da colocação de implantes dentários. Trata-se de uma técnica que assegura a substituição dos dentes originais por coroas ou próteses, ficando como um dente fixo.

O implante é a melhor solução protética sendo possível recuperar até 95% da função mastigatória. Tão próximo dos naturais que até as cores são equilibradas, para que seja o único a saber que não são dentes verdadeiros.

Saiba tudo sobre implantes dentários com a Dra. Joana Gaspar, médica dentária, especialista em Implantologia na Smile.up.

Como são colocados os implantes?

Os implantes dentários são raízes artificiais compostos por titânio. Através de uma cirurgia, são integrados no tecido ósseo dos maxilares, permitindo assim suportar coroas ou próteses (totais ou parciais), devolvendo ao paciente a função estética e mastigatória da dentição natural original.

Há dois tipos de tratamentos, no que toca à colocação de implantes:

Implantes Unitários e parciais

Recuperação das perdas de peças dentárias, evitando o agravar de problemas como dentes que se deslocam por falta de oponente ou perda de osso.

Implantes dentários para reabilitação total

Recupera a totalidade da função e estética dentária do paciente. A técnica All-On-4 (vulgarmente conhecida como Carga Imediata) oferece a hipótese de ter uma prótese fixa, dado que existe uma colocação de quatro implantes dentários (dois de cada lado) na zona mais anterior dos maxilares.

Quais as vantagens do implante dentário face à prótese removível?

Ao contrário da prótese removível, o implante dentário total encaixa-se com precisão na nossa anatomia, o que permite restaurar a função e a aparência dos dentes naturais. O implante dentário garante um maior conforto e devolve a função mastigatória de forma eficaz.

Evita a perda de osso nas zonas sem dentição e não danifica os dentes em redor. Previne a reabsorção óssea, não necessitando de ajustes frequentes. Pode ser colocado no próprio dia e durar muitos anos, garantindo a sua qualidade de vida.

Todas as pessoas podem colocar implantes?

Qualquer paciente pode receber um implante desde que tenha gengivas saudáveis e osso suficiente. Em caso de insuficiência de osso há técnicas que permitem, mesmo nessa condição, receber um implante. (Já lhe disseram que não podia colocar implantes dentários por falta de osso?)

Quais os benefícios dos implantes dentários?

Para além da componente estética, que nos deixa mais felizes e confiantes para mostrar o nosso sorriso ao mundo, a colocação de implantes ajuda os pacientes na sua função mastigatória, retirando a dor ou incómodo de mastigar especialmente alimentos mais duros e consistentes. Recorrer a implantologia é um passo fundamental e essencial para muitas pessoas que se mostram desdentadas na arcada superior ou inferior, ou até ambas.

O implante dentário oferece segurança e firmeza para que possa viver o seu dia a dia com normalidade e confiança no seu sorriso. O implante é uma solução fixa e definitiva, portanto não removível. Evita também problemas de oclusão, estabilidade e fragilidade que por vezes existem nas próteses removíveis.

Os seus dentes dizem muito sobre si. Porquê poupar nos dentes, se investir no seu sorriso é a melhor solução? E recorrer à área médica de implantologia pode ser mesmo o que necessitava para sorrir ainda com mais motivos.

Marque consulta online numa das mais de 50 clínicas dentárias Smile.up para avaliar o seu caso, procurando também saber, por exemplo, quanto custa um implante dentário; valor médio de um implante dentário (implante dentário superior ou implante dentário inferior; preço para implantar um dente; preço de um dente provisório ou até perceber melhor qual o material de um implante dentário. Na Smile.up pode tirar todas as suas dúvidas.

Áreas Médicas

Ortodontia (Aparelhos dentários) | Periodontologia | Estética e Reabilitação Oral (Branqueamento dentário, Facetas dentárias) | Dentisteria (restauração de dentes) | Endodontia | Oclusão | Odontopediatria | Odontogeriatria

Marque Consulta