Odontogeriatria

Odontogeriatria é a área da Medicina Dentária que se dedica ao diagnóstico e tratamento dos problemas e saúde oral dos pacientes idosos, através do desenvolvimento de tratamentos e soluções adequadas à faixa etária sénior, com o objetivo de garantir conforto, saúde e qualidade de vida.

De que forma é que a idade afeta a saúde oral?

É comum para os idosos ficarem com a boca mais seca, devido à alteração das glândulas salivares, quer seja pela ingestão de muitos alimentos como por doenças que ataquem estas glândulas, secando-as. A este processo chama-se Xerostomia.

Este pode causar outra doença chamada Halitose no idoso (mau hálito), afeta o processo de mastigação dos alimentos, a deglutição e também a fala, levando a que, consequentemente, a pessoa sofra de malnutrição prejudicando, assim, a sua saúde geral.

Para além disso, a perda de dentes também é comum devido à formação de doenças como a cárie dentária e a doença periodontal, ou doença das gengivas.

Implantes dentários, próteses fixas e próteses removíveis são soluções para a falta de dentes nos mais séniores

Como prevenir a degradação dos dentes nos idosos?

Manter uma boa higiene oral e marcar consultas regulares com o seu médico dentista nas clínicas dentárias Smile.up são maneiras simples de prevenir a perda de dentes. Uma alimentação equilibrada à base de frutas, legumes e fibras, evitando os doces é também uma forma de garantir uma boa saúde oral.

Implantes dentários como solução para a falta de dentes nos idosos

Os implantes dentários revolucionaram a medicina dentária e são a solução que mais se aproxima dos dentes naturais, proporcionando conforto e autoconfiança.  O idoso desdentado ou sem prótese removível adequada tende a isolar-se por falta de confiança e autoestima, logo é importante que se sinta seguro com o seu sorriso e, acima de tudo, garantir que tenha uma boa qualidade de vida.

O implante dentário é colocado por baixo da gengiva onde faltam os dentes, como se se tratasse de uma raiz, o que permite maior estabilidade na mastigação e mais confiança ao sorrir.

Próteses. Quais os tipos existentes?

Para além dos implantes dentários, que são a opção que mais se aproxima dos dentes naturais, há também outros três tipos de prótese (conhecida como dentadura): prótese dentária removível, fixa ou semifixa.

Próteses removíveis

As próteses removíveis podem ser acrílicas, que são as mais populares dado o seu custo ser o mais acessível. Nesta opção, a prótese segura-se na boca através do vácuo (no céu-da-boca ou esqueléticas), e onde a prótese é imobilizada através de ganchos nos dentes.

Próteses fixas

As próteses fixas, ou dentaduras fixas, estão então fixadas na boca do paciente e a sua remoção apenas é possível em consultório. Nestes casos, também se podem inserir as chamadas ‘próteses híbridas’, que são próteses feitas em acrílico e estão fixas sobre implantes.

Próteses semifixas

Por fim, as próteses semifixas são sobredentaduras, ou seja, próteses removíveis estabilizadas.

Marque já a sua consulta online na Smile.up, pelo site ou pelo número 800 100 222, e avalie a sua situação oral.

Através deste contacto, pode também ficar a saber os valores dos tratamentos de Odontogeriatria que pode vir a necessitar, assim como o preço da prótese dentaria removível; preço da prótese fixa; prótese dentária completa fixa; prótese removível flexível, entre outras possíveis soluções.

Áreas Médicas

Implantologia | Ortodontia (Aparelhos dentários) | Periodontologia | Estética e Reabilitação Oral (Branqueamento dentário, Facetas dentárias) | Dentisteria (restauração de dentes) | Endodontia | Oclusão | Odontopediatria

Marque Consulta