Odontopediatria

O que é a Odontopediatria?

A Odontopediatria (ou dentista infantil) é a área da medicina dentária que estuda a saúde oral de bebés, crianças e adolescentes (até aos 15 anos). Os tratamentos aplicados em cada uma das fases do crescimento e desenvolvimento da criança estão de acordo com a individualidade de cada paciente.

Odontopediatria trata da saúde oral de bebés, crianças e adolescentes
Odontopediatria trata da saúde oral de bebés, crianças e adolescentes

Qual o principal objetivo da Odontopediatria?

A Odontopediatria tem uma forte componente preventiva. Sendo o seu principal objetivo o acompanhamento do desenvolvimento dos «dentes de leite», também assegura as corretas funções fonéticas e de mastigação. É nesta especialidade que se diagnostica e previne precocemente potenciais problemas, garantindo dentes saudáveis. O dentista para crianças, ou odontopediátrico, deve, portanto, estar sempre atento a possíveis contrariedades que surgem durante o desenvolvimento da dentição da criança.

O que se faz numa consulta de Odontopediatria?

Numa consulta desta especialidade, há muito a componente de prevenção. Com a realização de um exame oral precoce, o médico dentista pode dar orientações aos pais, durante a infância dos seus filhos, de como evitar problemas, incentivando uma boa saúde e higiene oral.

Outro passo importante, é a aplicação de flúor, que ajuda na remineralização do esmalte e ajuda a prevenir o aparecimento de cáries. Também a aplicação de selantes de fissuras é possível, uma técnica que consiste na aplicação de uma resina sobre os sulcos e fissuras das faces de mastigação dos molares de leite e definitivos, para evitar que bactérias e restos de alimentos se acumulem nessas zonas.

Os médicos dentistas desta área podem também fazer tratamentos curativos no caso de necessidade, bem como tratamentos intercetivos, para prevenir, corrigir e minimizar determinadas posições dentárias.

A Ortodontia, ramo da medicina dentária que se especializa no diagnóstico, prevenção e tratamento das irregularidades dentarias e faciais também está intrinsecamente ligada a esta área que mistura dentista e pediatra. O uso de aparelhos dentários, por exemplo, também é possível nesta área de intervenção.

Também a área da Dentisteria, área da Medicina Dentária responsável pela restauração de dentes que apresentem lesões derivadas por cárie, está presente nos dentistas de crianças. Alterações de forma ou coloração do dente e resolução de fraturas, devolvendo deste modo a aparência original dos dentes do paciente é uma opção de tratamento.

E como os seus dentes dizem muito sobre nós, invista no sorriso do seu filho e confie na Smile.up para acompanhar todas as fases de dentição da sua criança.

Marque consulta online ou pelo 800 100 222 e fique a saber todos os tratamentos e preços possíveis para todas as suas questões.

Áreas Médicas

Implantologia | Ortodontia (Aparelhos dentários) | Periodontologia | Estética e Reabilitação Oral (Branqueamento dentário, Facetas dentárias) | Dentisteria (restauração de dentes) | Endodontia | Oclusão | Odontogeriatria

Marque Consulta