Ortodontia

O que é a Ortodontia?

Ortodontia é a área da medicina dentária que se especializa no diagnóstico, prevenção e tratamento das irregularidades dentárias e faciais. O termo técnico para estes problemas chama-se “maloclusão”, que significa “mordida errada.” 

Atualmente, através de técnicas inovadoras e pouco invasivas, é possível corrigir estes problemas em qualquer faixa etária ou fase de crescimento, contudo quanto mais cedo for feito o tratamento, melhores resultados são conseguidos.

Quais são os tipos de aparelhos dentários existentes?

Existem vários aparelhos dentários, sendo possível dividi-los em duas categorias: fixos e removíveis.

Alinhadores transparentes

Este tratamento é uma das soluções mais recentes e inovadoras da ortodontia. Composta por um conjunto de alinhadores transparentes que têm como base moldes da boca de cada paciente, este tratamento desencadeia o movimento dos dentes através da troca periódica dos alinhadores, até ser atingido o resultado final.

O aparelho dentário invisível (tratamento Invisalign é o mais conhecido) deve ser usado durante 22 horas, sendo apenas retirado para o paciente fazer as refeições. Após comer, os dentes devem ser lavados de imediato de forma a que o aparelho possa ser colocado de volta na boca.

Os alinhadores devem ser trocados semanalmente ou quinzenalmente, dependendo do caso.

Atualmente, este aparelho é um dos mais escolhidos pelos pacientes, dado que por ser removível, permite uma melhor higiene da boca comparativamente aos outros aparelhos e também porque permite que seja devolvida a harmonia estética e funcional à boca de uma forma discreta.

Aparelho dentário invisível Invisalign - Transforme o seu sorriso discretamente
Aparelho dentário invisível Invisalign – Transforme o seu sorriso discretamente

Aparelho dentário fixo

O aparelho dentário convencional é o mais tradicional e conhecido. O mesmo consiste na colocação individual de brackets em todos os dentes, onde serão colocados por cima arcos e elásticos. Em conjunto estes irão provocar o alinhamento e nivelamento dentário, tanto a nível superior como inferior.

Para o sucesso do tratamento é importante haver um acompanhamento regular por parte do médico dentista, de forma a haver um controlo e manutenção do aparelho dentário. Para além do acompanhamento médico é também muito importante que o paciente faça uma boa limpeza do mesmo.

Nalguns casos pode haver necessidade de extração de alguns dentes de forma a criar espaço para os restantes ocuparem o seu lugar.

Leia mais sobre as diferenças entre o aparelho tradicional e o invisível no artigo Diferenças entre Aparelho Tradicional e Aparelho Invisível.

Saiba tudo sobre Ortodontia com a Dra. Carolina, médica dentista na Smile.up.

Marque consulta online numa das 50 clínicas dentárias Smile.up ou através do telefone 800 100 222 e esclareça todas as suas dúvidas, nomeadamente os preços dos aparelhos dentários; qual o valor do Invisalign; como colocar aparelho dentário ou aparelhos ortodônticos.

Áreas Médicas

Implantologia | Periodontologia | Estética e Reabilitação Oral (Branqueamento dentário, Facetas dentárias) | Dentisteria (restauração de dentes) | Endodontia | Oclusão | Odontopediatria | Odontogeriatria

Marque Consulta