São muitos os casos em que atletas de alto rendimento parecem cansados, indispostos ou com dores, acabando por não dar o seu melhor fisicamente.
As cáries, a doença periodontal são os problemas dentários que mais afetam o rendimento dos atletas.
Estas patologias impedem uma alimentação correta. Podem originar dores de cabeça e a respiração oral provoca ineficiência do aproveitamento do oxigénio pelo organismo
Problemas dentários e rendimento desportivo
- Um dente com infeção pode diminuir o rendimento desportivo até 22%;
- Uma lesão muscular pode demorar até 2 vezes mais tempo a recuperar se existir uma patologia dentária concomitante.
- Um problema nas gengivas pode comprometer o coração, as articulações e dificultar a recuperação de lesões musculares.
- Uma má oclusão, ou a falta de dentes gera problemas na mastigação. Isto prejudica a absorção dos nutrientes, podendo provocar desequilíbrios musculares, dores de cabeça, desconforto e stress.
- Cada desportista envolvido num desporto de contacto tem 10% de possibilidades de sofrer um traumatismo dentário ou oral e , sem o uso de protetor bucal personalizado esse risco aumenta mais de 60 vezes.
As visitas frequentes ao dentista podem melhorar o desempenho desportivo. Ajudam a prevenir doenças cardíacas crónicas, de estômago, rins, intestinos e nas articulações.
Quando a saúde oral não está em harmonia, as bactérias e os fungos naturais dessa região podem proliferar-se e atingir outros órgãos. Deste modo, é necessário que os atletas sejam submetidos a exames odontológicos minuciosos e regulares.
Marque já a sua consulta online na Smile.up.