Cáries nos dentes de leite podem afetar os dentes definitivos

30 Agosto, 2021
Cáries nos dentes de leite podem afetar os dentes definitivos

As cáries são um problema dentário comum e não deve ser ignorado. Todas as crianças correm o risco de desenvolver cáries. O esmalte é mais fino nos dentes de leite, o que os torna mais vulneráveis.

O que causa cáries nas crianças?

As cáries ocorrem quando a placa dentária corrói o esmalte do dente e causa um buraco. A placa é uma substância que cobre os dentes e forma-se quando as bactérias na boca se misturam com alimentos e saliva.

Escovar os dentes regularmente e usar fio dentário pode evitar a acumulação de placa dentária. Contudo, as crianças não sabem escovar os dentes sozinhas até mais ou menos os 6 anos de idade. É importante que um adulto supervisione até que elas tenham idade suficiente para escovar os dentes corretamente.

Lembre-se também de que uma boa higiene oral inclui visitas regulares ao dentista. Da mesma forma que os adultos vão ao dentista de 6 em 6 meses, as crianças também devem ir.

Quais os sintomas da cárie dentária nas crianças? 

As cáries nas crianças desenvolvem-se com o tempo e podem ser difíceis de detetar nas fases iniciais.

Sintomas comuns incluem:

  • Manchas escuras nos dentes
  • Manchas castanhas nos dentes
  • Dor de dentes
  • Inchaço ao redor dos dentes
  • Mau hálito

Se a cárie não for tratada, os sintomas vão continuar a piorar, e os dentes de leite podem ser perdidos.

Porquê preocupar-se com os dentes de leite?

Há pais que se perguntam porque devem cuidar dos dentes de leite se eles vão cair. Mas é muito importante cuidar dos dentes de leite.

Os dentes de leite marcam o espaço para os dentes definitivos que irão nascer, ajudando-os a entrar em linha reta e regularmente distribuídos. Para além disso, se os dentes de leite desenvolverem um abscesso ou uma infeção, o desenvolvimento dos dentes pode ser afetado, causando danos graves no osso e nos dentes definitivos. A língua e os lábios trabalham juntos para nos ajudar a falar. Se os dentes de leite forem perdidos, pode gerar problemas permanentes na fala.

Se suspeita que o seu filho tem cáries nos dentes de leite, marque uma consulta com um dentista, pois as cáries não tratadas podem interferir com as suas funções de mastigação, estética, fonética e afetar o desenvolvimento da sua boca no futuro.

Tratamento de cáries, tratamento de cáries de leite, Implantes dentários em carga imediata, implantes dentários unitários, controlo da placa bacteriana, aparelhos dentários desde os convencionais aos invisíveis, são alguns dos tratamentos disponíveis nas clínicas Smile.up, para que a saúde dentária da sua família esteja sempre em dia, sem grandes complicações.

Agende uma consulta de avaliação oral numa das nossas 60 Clínicas Dentárias Smile.up espalhadas por todo o país.

Veja também

Marque Consulta