Com que regularidade devo ir ao dentista?

16 Março, 2021
Com que regularidade devo ir ao dentista?

A regularidade com que deve visitar o médico dentista é um elemento-chave para o bem-estar da saúde oral. Antigamente, a ida ao médico dentista era feita em último recurso, como nos casos de emergência. Hoje, os controlos regulares são essenciais para garantir um sorriso bonito, limpo e saudável.

Infelizmente, cerca de 32% da população portuguesa não frequenta o dentista, ou frequenta menos de uma vez por ano. Dessa percentagem, 66% dizem não sentir necessidade em fazê-lo por não sentirem dor ou desconforto.

Foram ainda apresentadas outras justificações, como medo, falta de tempo, dificuldades financeiras ou aparente ausência de problemas. Estes dados transmitem-nos a falta de informação sobre a importância de ir ao dentista com regularidade.

Este descuido com a prevenção da saúde oral é também visível nos dados referentes às consultas de Check-up, em que 37% dos portugueses afirma nunca ter agendado uma consulta e em que mais de 50% afirma ter agendado menos de uma consulta por ano.

Ir ao dentista duas vezes por ano é suficiente?

Na verdade, não há uma recomendação estipulada de visitas ao dentista que possa ser aplicada a todas as pessoas, uma vez que a necessidade de observação médica depende do caso clínico de cada um.

No entanto, é recomendado que uma pessoa com uma boa saúde oral faça uma avaliação pelo menos duas vezes por ano, preferencialmente, de 6 em 6 meses. Pessoas com problemas periodontais devem fazer uma avaliação a cada 3 ou 4 meses, de forma a manter uma vigilância rigorosa da evolução do seu quadro clínico.

No caso das crianças, a primeira consulta deve ocorrer quando se inicia o nascimento do primeiro dente de leite, sendo aconselhado pelo médico dentista com que frequência devem ser realizadas as próximas consultas.

Importância de ir ao dentista

A visita regular a um médico dentista é importante para evitar o aparecimento de doenças. Na consulta é realizado um maior controlo do estado em que se encontra a saúde oral do paciente, procedendo-se à eliminação de placa bacteriana que se acumula entre os dentes e ainda ao diagnóstico de cáries ou problemas nos tecidos moles da cavidade oral, de forma a evitar complicações futuras.

É seguro ir ao dentista durante a pandemia

Mesmo com a atual pandemia devido à Covid-19, deve manter visitas regulares ao médico dentista para verificar o estado da sua saúde oral. Na Smile.up, oferecemos-lhe as condições necessárias para que nos visite em segurança, cumprindo de forma rigorosa as medidas de higienização recomendadas pela Direção-Geral da Saúde.

A nossa missão é sensibilizar a população portuguesa para a necessidade da manutenção de uma boa saúde oral, democratizando e promovendo a prática de hábitos para uma vida saudável. Apresentamos uma oferta integrada e direcionada para todas as idades, com planos de tratamento adaptados à especificidade de cada membro da família, aliados às facilidades de pagamento, acessibilidade geográfica e flexibilidade de horários.

Dirija-se a uma das nossas mais de 50 Clínicas Dentárias Smile.up espalhadas por todo o país e tire as suas dúvidas. Pode também marcar consulta pelo 800 100 222.

Veja também

Marque Consulta