Como fazer a manutenção das próteses removíveis?

12 Março, 2021
Como fazer a manutenção das próteses removíveis?

As próteses removíveis são uma solução de reabilitação oral muito procurada pelos portugueses que apresentam falta de dentes. Contudo, tal como as próteses dentárias fixas, as próteses removíveis precisam de uma manutenção regular para se conservarem por um longo período de tempo.

Tipos de próteses removíveis

As próteses removíveis podem dividir-se em duas categorias: próteses dentárias totais, que se seguram através do vácuo no céu-da-boca, como é o caso das acrílicas; e próteses dentárias parcialmente removíveis, que se imobilizam através de ganchos nos dentes, como é o caso das esqueléticas.

Próteses ou implantes dentários? Saiba tudo sobre estes tratamentos de reabilitação oral

A realização da manutenção das próteses é de extrema importância para prevenir o aparecimento de doenças e a acumulação da placa bacteriana na boca. A manutenção deve ser feita periodicamente e requer um cuidado especial dada a fragilidade das próteses. Siga as indicações do médico dentista e conheça as dicas da Smile.up para fazer uma boa manutenção das próteses em casa.

Dicas para fazer a manutenção da prótese dentária removível

Remover a prótese dentária da boca
A limpeza da prótese deve ser feita com a mesma fora da boca, de forma a obter melhores resultados.

Encher o lavatório de água ou colocar uma toalha
Este passo ajuda a criar um amortecedor, evitando danos na prótese, caso a deixe cair durante a limpeza.

Usar uma escova e pasta de dentes apropriadas
Deve utilizar uma escova de dentes com cerdas suaves ou uma escova específica para higienizar as próteses dentárias, de forma a prevenir que se gerem pequenas ranhuras durante a limpeza que abrem espaços para a acumulação de bactérias. Evite utilizar uma pasta de dentes comum, dado que as pastas convencionais não são apropriadas para a limpeza das próteses, uma vez que causam erosão. Deve informar-se com o médico dentista acerca dos melhores produtos a utilizar.

Não utilizar objetos estranhos para a limpeza das próteses
Não use utensílios de cozinha para limpar as suas próteses, uma vez que provocam riscos e danificam as próteses.

Utilizar pastilhas efervescentes como complemento de limpeza
O uso das pastilhas efervescentes tornou-se um complemento importante na escovagem das próteses. Deixe as próteses num copo com água (preferencialmente morna), durante cerca de 5 a 10 minutos. Isto vai permitir a eliminação de resíduos de alimentos e outras bactérias que não são removidos com a escovagem normal.

Passar a prótese dentária por água
No final do processo de higienização da sua prótese, deve enxaguá-la. Por fim, a prótese estará pronta para ser novamente colocada na boca.

Enquanto faz a limpeza da prótese, aproveite para fazer a higienização da boca e bochechar com um colutório adequado. A higienização da boca é importante para salvaguardar a saúde oral e prevenir doenças na boca. Siga as dicas da Smile.up e garantimos que a sua prótese removível permanecerá limpa e saudável, para um sorriso bonito e confiante.

Dirija-se a uma das nossas mais de 50 Clínicas Dentárias Smile.up espalhadas por todo o país e avalie o seu estado de saúde oral. Pode também marcar a sua consulta pelo contacto telefónico: 800 100 222.

Veja também

Marque Consulta