A resposta mais eficaz para a perda de dentes é a colocação de implantes dentários, peças em titânio que se fixam no osso e que substituem a raiz do dente. Esta solução de reabilitação oral tem como objetivo substituir dentes danificados ou ausentes por dentes artificiais, semelhantes aos reais. Os implantes oferecem um suporte estável, onde serão colocadas coroas dentárias.
A restauração de um dente através de um implante dentário é de extrema fiabilidade e oferece muitas vantagens, pois melhora o seu sorriso, aparência, formato e o alinhamento dos dentes. Por último, dependendo do material da coroa e dos cuidados e hábitos do paciente, pode durar uma vida inteira.
O que são coroas dentárias?
Uma coroa dentária é a parte superior dos dentes, que se coloca sobre um implante dentário com a finalidade de substituir um dente danificado ou em falta. Existem vários motivos para a necessidade de aplicar uma coroa. As causas podem ser um dente fraturado, o esmalte muito fragilizado, a realização de uma desvitalização extensa com uma grande perda da estrutura dentária, ou ausência de peça dentária.
As coroas dentárias podem ser feitas de diferentes materiais. As opções diferem na durabilidade, na acumulação de resíduos, no acabamento ou no tom. O material da coroa é aconselhado por um especialista após a avaliação do seu caso.
5 tipos de coroas dentárias mais utilizados
Coroas em cerâmica
A coroa em cerâmica é das mais procuradas. Isto deve-se ao facto de proporcionar excelentes resultados, apresentar cores mais reais, enorme resistência, uma durabilidade superior e um acabamento que não acumula tantos resíduos e que se assemelha muito ao dente original. É o tipo de coroa indicada para quem pretende uma restauração dentária de alta eficácia.
Coroas em metal
As coroas dentárias compostas por estruturas de metal foram consideradas durante muitos anos o padrão na medicina dentária, graças à sua biocompatibilidade, resistência e durabilidade. O principal ponto negativo e que provocou a exclusão deste tipo de coroa é a componente estética. As coroas em metal contrastam da restante dentição e acabaram por ser afastadas das escolhas dos especialistas.
Coroas em metalocerâmica
O tipo de coroa em metalocerâmica é semelhante à fabricada em cerâmica. A principal diferença é a estrutura metálica que se encontra no núcleo. A sua utilização era uma prática comum no passado. Contudo, requer maior preparação devido ao espaço necessário para a nova camada de cerâmica adicionada sobre a estrutura de metal.
Coroas em resina
A coroa fabricada em resina não compromete o objetivo principal – colmatar uma falha dentária. No entanto, não apresenta a mesma resistência e durabilidade dos materiais mencionados anteriormente. Ainda assim, são uma escolha apetecível, pois estão disponíveis por um preço mais acessível e garantem uma qualidade estética aceitável.
Coroas em zircónia
Este tipo de coroa tem vindo a ganhar popularidade, graças à sua resistência e compatibilidade com os tecidos orais. Caracterizam-se por um material menos denso sem comprometer as propriedades essenciais. As coroas de zircónia são muito utilizadas para substituir as de metalocerâmica.
Coroas e implantes dentários na Smile.up
Neste momento, deve estar a pensar qual será o tipo de coroa mais indicado para si. Marque já uma consulta de avaliação oral na Smile.up, que os nossos especialistas vão ajudá-lo a tomar a decisão certa, recuperar a sua autoestima e voltar a sorrir com confiança.
Visite uma das nossas Clínicas Dentárias Smile.up. Garantimos facilidades de pagamento, horários alargados, tecnologia de última gama e profissionais especializados em todas as áreas da Medicina Dentária, como a Implantologia, Ortodontia, Periodontologia e Odontopediatria.