Coroas e pontes dentárias precisam de cuidados especiais?

25 Maio, 2021
Coroas e pontes dentárias precisam de cuidados especiais?

Se tem falta de dentes ou dentes partidos e fraturados devido a cáries ou lesões, os tratamentos com coroas e/ou pontes dentárias são recomendados para estes problemas devido ao seu grau de eficácia, rapidez e durabilidade do tratamento.

A colocação de coroas ou pontes dentárias é um tratamento simples e pouco invasivo que permite recuperar a função e a estética dos dentes, melhorando significativamente a sua qualidade de vida.

Neste artigo, explicamos-lhe os cuidados a ter após a colocação de coroas ou pontes dentárias para assegurar a durabilidade do tratamento.

O que são coroas e pontes dentárias?

As coroas e pontes dentárias são próteses fixas colocadas para preencher o espaço deixado pela lesão ou falta de dentes. As coroas e pontes evitam problemas com inflamações e deslocamentos dentários, e ajudam na aparência do dente. As principais vantagens das coroas e pontes dentárias são a recuperação da função e da estética do seu sorriso, garantindo que possa sorrir sem apresentar falhas ou ausência de dentes.

Diferenças entre coroas e pontes dentárias?

Coroas dentárias

As coroas são próteses parciais indicadas para pacientes que perderam apenas uma parte do dente. Assim, se teve uma lesão, cárie ou fratura num dente, as coroas ajudam a restabelecer a anatomia do dente, recuperando a estética e a função. As coroas correspondem a apenas um dente e podem assentar sobre um implante dentário ou um dente.

Coroas dentárias na Smile.up

Coroas dentárias são próteses fixas para pacientes que perderam apenas uma parte do dente

Pontes dentárias

As pontes servem para substituir a ausência de um ou mais dentes, seja por acidente, idade ou enfraquecimento dos ossos. Da mesma forma, também podem assentar sobre um dente ou implante. As pontes evitam problemas como a gengivite ou alterações na posição dos dentes. Para além disso, tal como as coroas, harmonizam o seu sorriso e ajudam a recuperar a função mastigatória.

Pontes dentárias fixas substituem a ausência de um ou mais dentes

Pontes dentárias são próteses fixas que substituem a ausência de um ou mais dentes

Coroas e pontes dentárias precisam de cuidados especiais?

As coroas e pontes assemelham-se aos dentes naturais e, por isso, é muito importante tratá-los como se fossem os seus. Assim, após a colocação de pontes ou coroas, deve manter os cuidados de saúde e higiene oral, pois a durabilidade do tratamento vai depender dos cuidados diários que tiver com os seus dentes.

As coroas e pontes podem durar anos! Mas, para isso, é preciso escovar bem os dentes após as refeições e usar fio dentário, pelo menos, duas vezes ao dia.

Coroas e pontes dentárias na Smile.up

Para avaliar se as pontes e coroas são a melhor solução para seu sorriso, o ideal é consultar um médico dentista de confiança especialista em próteses e implantes.

A Smile.up conta com uma equipa de profissionais experientes, preparados para lhe oferecer as melhores soluções do mercado com preço-qualidade, rigor e experiência técnica. Coroas, pontes, implantes dentários, próteses (dentaduras ou placas), facetas, aparelhos dentários desde os convencionais aos invisíveis, como o Invisalign, são alguns dos tratamentos disponíveis nas clínicas dentárias Smile.up.

Agende uma consulta de avaliação oral na Smile.up numa das nossas 60 Clínicas Dentárias Smile.up espalhadas por todo o país.

Veja também

Marque Consulta