Dentes do Siso: tudo o que precisa de saber

22 Junho, 2021
Dentes do Siso: tudo o que precisa de saber

Os dentes do siso são os últimos molares em cada lado dos maxilares e são os últimos dentes a nascer, podendo demorar vários anos até que nasçam totalmente. No entanto, como a boca pode não ter espaço suficiente para os alojar, é comum que o médico dentista indique a necessidade de fazer uma cirurgia de remoção. A Smile.Up responda às maiores perguntas sobre o tema.

Para que servem os dentes do siso?

Os dentes do siso foram fundamentais para os nossos antepassados triturarem alimentos mais duros, como raízes ou nozes, sem ajuda de utensílios. Atualmente, a alimentação baseia-se em alimentos mais moles e recorremos habitualmente a ferramentas (facas e garfos, por exemplo) que evitam o desgaste dos dentes.

Por isso, os especialistas acreditam que os dentes do siso deixaram de ter uma função no corpo humano e que irão desaparecer com o passar das gerações, devido à evolução natural da espécie. Apesar de não terem uma função específica, os dentes do siso podem dar algum apoio na trituração e mastigação (desde que apresentem um desenvolvimento correto), tal como os dentes molares.

Em que idade é que aparecem os dentes do siso?

Normalmente aparecem entre o 18 e os 25 anos, contudo o germe dentário está presente e é visível a partir dos 11 ou 12 anos. É recomendável fazer um raio-x panorâmico entre os 15 e os 18 anos para verificar o seu posicionamento, se têm espaço para erupcionar ou não ficando, neste caso, retidos no osso ou sob a gengiva (inclusos).

Dentes do siso doem a nascer?

A erupção “normal” dos dentes do siso por si só não causa dor. A dor causada devido à localização, uma erupção incompleta ou parcial resulta frequentemente num ponto de entrada para bactérias, o que pode causar uma infeção. Esta pode provocar a inflamação das gengivas, inchaço, dor (localizada, mas também dor de cabeça e dor de ouvidos), mau hálito e rigidez de movimentos (dificuldade em abrir a boca, por exemplo).

Em que situações é que os dentes do siso devem ser extraídos?

O ideal será esperar até que nasçam todos os dentes do siso, no entanto já é muito comum haver pessoas sem 1, 2, 3 ou mesmo nenhum dente do siso. Se um dente do siso está mal posicionado, poderá provocar o desalinhamento dos restantes dentes, cáries nos dentes adjacentes, problemas nas gengivas, infeções graves devido à acumulação de bactérias, dores de cabeça e de ouvidos. Assim sendo, os dentes do siso devem ser extraídos nos seguintes casos:

  • O dente nasce mal posicionado e causa mal-estar
  • O dente fica preso na gengiva
  • Não existe espaço suficiente na arcada para outro dente
  • O dente do siso tem cáries
  • Existe alguma doença na gengiva

A extração dos dentes do siso é dolorosa?

A extração não causar dor, uma vez que a cirurgia é feita com anestesia. No entanto, é comum o paciente sentir incómodo durante as 48 horas seguintes. No pós-operatório, é aconselhado evitar comer ou beber por pelo menos 2 horas e se houver muita dor após a cirurgia, deve-se tomar um analgésico a cada 4 horas e descansar por 1 dia, pelo menos.

Quais os cuidados a ter depois da extração do dente do siso?

Depois de retirar o siso o seu médico dentista deverá deixar-lhe alguns cuidados que deve tomar para que tenha uma boa recuperação:

  • Evitar alimentos duros e quentes e preferir os frios e macios, como gelados líquidos ou moles, principalmente no mesmo dia em que retirar o dente do siso;
  • Não bochechar para evitar a irritação e o sangramento, principalmente durante o primeiro dia;
  • Usar uma escova dentária pós-cirúrgica, que tem umas cerdas muito macias e próprias para o efeito, para evitar o risco de lesão gengival na área de cicatrização.
  • Manter o repouso no primeiro dia
  • Tomar a medicação prescrita de forma correta
  • Redobrar os cuidados de higiene oral

A Smile.up conta com uma equipa de profissionais experientes, preparados para lhe oferecer as melhores soluções do mercado com preço-qualidade, rigor e experiência técnica. Coroas, pontes, implantes dentários, próteses (dentaduras ou placas), facetas, aparelhos dentários desde os convencionais aos invisíveis, como o Invisalign, são alguns dos tratamentos disponíveis nas clínicas dentárias Smile.up.

Agende uma consulta de avaliação oral na Smile.up numa das nossas 60 Clínicas Dentárias Smile.up espalhadas por todo o país.

Veja também

Marque Consulta