O que é a Dentisteria?
É uma área que trata a estética e funcionalidade dos dentes, tornando o seu sorriso em tudo aquilo que sempre sonhou, sem grandes complicações e de forma rápida e eficaz.
A Dentisteria Restauradora e Estética é a área da Medicina Dentária responsável pela restauração de dentes que apresentem lesões de cárie com perda da estrutura dentária, alterações de forma ou coloração do dente e resolução de fraturas, devolvendo deste modo a aparência original dos dentes do paciente e tratando da sua saúde dentária.
Qual o principal objetivo da Dentisteria?
A Dentisteria atua a nível das estruturas dentárias, tratando as estruturas que foram comprometidas devido a cáries dentárias, traumatismos, anomalias de desenvolvimento, entre outros fatores.
O seu principal objetivo é restabelecer a integridade anatómica e funcional das estruturas afetadas.
Como se previne a cárie dentária?
A cárie dentária é uma das doenças mais comuns da boca, afetando quase 90% da população. A cárie é provocada pela ação de bactérias e pode causar a destruição total ou parcial do dente.
A cárie dificulta a mastigação e altera a estética facial. Uma higiene oral inadequada e alimentação desequilibrada, rica em açúcares, são fatores de risco.
A prevenção da cárie exige a escovagem dos dentes pelo menos duas vezes ao dia com uma pasta rica em flúor, alimentação saudável e consultas regulares no dentista.
O diagnóstico precoce das cáries permite reverter a situação, estimulando a remineralização e evitando a perda de dentes.
Ainda que as cáries não sejam os únicos problemas que esta área da medicina cuida, é um dos problemas mais comuns. A prevenção do seu aparecimento (com os conselhos acima descritos), juntamente com consultas regulares ao dentista irão ajudar a cuidar corretamente do seu sorriso.
Quais os tratamentos para as cáries?
Tratamento de cáries
Os dentes com cáries dentárias têm de ser restaurados. A restauração pode ser feita com resinas compostas, que dão uma aparência natural ao dente, ou ainda com um amálgama de prata (liga metálica). Em casos em que o dente já esteja demasiado danificado devido à infeção, o mesmo poderá ter de ser removido e deve ser ponderada a colocação de um implante dentário.
Tratamento Zero Cáries
O tratamento Zero Cáries – Tripla Ação consiste na aplicação de soluções preventivas que vão desde a limpeza profissional, tratamento com fluoretação, aplicação de selantes e revestimentos de proteção bem como da entrega de uma pasta de dentes especial para a manutenção em casa.
São executados 3 passos que são repetidos 3 vezes, estes são: aplicação de um jato semelhante ao bicarbonato, mas menos abrasivo e agressivo para as gengivas; aplicação de um verniz que vai selar a estrutura dentária, o que vai proteger os dentes durante mais tempo; elaboração de um plano de manutenção com uma pasta dentífrica para ser usada ao longo do tratamento.
Tratar fraturas dentárias e diastema (espaços entre os dentes)
Embora o tratamento de cáries seja o mais comum nesta área de medicina dentária, não é o único. Tratar de fraturas ou fissuras nos dentes, alterar a forma do sorriso ou ainda cuidar dos famosos espaços (diastema) entre os dentes também são possíveis de realizar neste tipo de consultas.
Na restauração de dentes fraturados, por exemplo, são utilizadas resinas compostas com alto teor de desempenho mecânico e estético, que ajudam eficazmente na reconstrução destes problemas. Para alterar a forma de alguns dentes, se necessário, este material também pode ser utilizado pelos médicos dentistas, garantido assim o sorriso de sonho dos pacientes e ajudar a reconstruir aqueles dentes que são mais pequenos do que o normal.
Este tratamento pode ser feito de duas formas: restaurações diretas em resina composta ou restaurações indiretas, em cerâmica – as já tão conhecidas facetas dentárias. Noutros casos, poderá ter de ser realizado um procedimento ligado à Ortodontia, sendo avaliado o caso de cada paciente de acordo com a sua história clínica.
O famoso espaço entre os dentes, que normalmente aparece nos dois dentes da frente, os diastemas, também podem ser resolvidos através deste tipo de intervenção. Ainda assim, o médico dentista irá avaliar o seu caso específico, de forma a verificar qual a melhor solução para o seu problema.
Marque já a sua consulta online ou 800 100 222. Esclareça todas as suas dúvidas sobre este e outros temas, nomeadamente o preço dos tratamentos de cáries.
Perguntas frequentes sobre tratamento de cáries
Infelizmente, algumas cáries desenvolvem-se sem manifestar sintomas. No entanto, existem alguns sinais que podem indicar a existência de cáries, como:
- Sensibilidade a alimentos e bebidas quentes ou frias;
- Dor de dentes;
- Ligeira descoloração do dente;
- Um buraco visível (em casos graves)
Não. A cárie dentária é uma infeção que requer intervenção médica dentária para ser eliminada. A única coisa a fazer quando se tem uma cárie é visitar o dentista o mais rápido possível. O dentista pode tratar da cárie e evitar que as bactérias penetrem profundamente no dente e causem danos mais graves.
O dentista toma as medidas de precaução necessárias para minimizar a dor e a sensibilidade durante o procedimento de restauração administrando um gel anestésico ou injeção na área do dente. A maioria dos pacientes descreve o procedimento como indolor.
O tempo que leva para preencher o dente depende da gravidade da cárie. Cáries leves a moderadas podem levar entre 20 e 30 minutos para serem preenchidas, enquanto as maiores podem levar até uma hora.
Perguntas frequentes sobre Fraturas dentárias e diastema (espaços entre os dentes)
Uma fratura no dente é o suficiente para expor a camada de dentina em baixo do esmalte. Esta estrutura dentária interna é vulnerável a bactérias o que facilita o aparecimento de cáries. Sem tratamento, uma cárie pode se espalhar até que a bactéria atinja a polpa interna e cause uma infeção ou até uma possível formação de abscesso.
Na maior parte dos casos de fratura do dente recorre-se ao tratamento normal de restauração sem precisar de coroa dentária. Mas se o dente estiver muito danificado para se qualificar para o tratamento normal, pode ser necessário aplicar uma coroa dentária.
O dentista toma as medidas de precaução necessárias para minimizar a dor e a sensibilidade durante o procedimento de restauração administrando um gel anestésico ou injeção na área do dente. A maioria dos pacientes descreve o procedimento como indolor.
Sim. Alguns diastemas podem ser tratados com preenchimentos dentários de resina composta ou cerâmica, a mesma técnica usada para restaurar dentes fraturados. Mas este procedimento só é possível se o espaço entre os dentes não for muito grande. No caso de um espaço maior o dentista provavelmente vai apresentar outras opções como o aparelho dentário ou facetas dentárias.