Destartarização – saiba quando deve fazer uma limpeza dentária

Destartarização - saiba quando deve fazer uma limpeza dentária

O tártaro ou “pedra” é uma camada sólida que se forma após a acumulação de placa bacteriana nos dentes, ao longo do tempo. Normalmente, localiza-se na margem gengival e na superfície dos dentes (Leia também o artigo das diferenças entra placa bacteriana e tártaro).

Como o tártaro acumulado tem uma cor castanha-amarelada, dá um aspeto feio e de pouca higiene. No entanto, o aparecimento do tártaro não depende apenas da falta de higiene dentária, existem fatores como a idade, a dieta praticada ou até a etnia que podem tornar certas pessoas mais suscetíveis a este problema.

Porque aparece o tártaro dentário?

O tártaro dentário surge devido a uma acumulação prolongada de placa bacteriana nos dentes. Se não existir escovagem e a passagem do fio dentário com frequência para a remoção da placa bacteriana, esta endurece e forma-se o tártaro. Neste caso, tem de ser removido por um médico dentista.

A eliminação do tártaro nos dentes não é apenas uma questão estética, mas também uma questão de saúde oral.

Consequências de tártaro nos dentes

  • Aparecimento de cáries dentárias;
  • Surgimento de doenças periodontais, que podem originar inflamações e sangramento das gengivas, mau hálito;
  • Gengivite;
  • Periodontite, em casos mais graves, pode levar à perda de dentes;
  • Retração gengival, ocorre quando o tecido da gengiva desce, deixando exposta a raiz do dente;
  • Dentes mais sensíveis e fracos;

Para evitar estas situações, é essencial que recorra à destartarização feita por um médico dentista, no mínimo de 6 em 6 meses.

O que é a destartarização?

A destartarização ou a limpeza de dentes é um procedimento feito por um médico dentista que visa eliminar o tártaro e a placa bacteriana dos dentes. É realizado com recurso a um equipamento que produz vibrações produzidas por ultrassom. Estas vibrações quando entram em contacto com o tártaro, conseguem fragmentá-lo e separá-lo dos dentes.

Depois do ultrassom, complementa-se com um polimento dentário, em que pode conter bicarbonato de sódio, que elimina as manchas de pigmentação, deixando os dentes mais brancos. Este polimento das superfícies dentárias serve também para dificultar uma nova acumulação de placa bacteriana nos dentes.

É um procedimento rápido, que vai depender da quantidade de tártaro que tem de ser removido, mas geralmente não ultrapassa os 30 minutos. Não é um tratamento doloroso, mas pode causar incómodo a pessoas que sofrem de sensibilidade dentária ou gengivas sensíveis.

É um problema bastante comum com uma solução simples: fazer uma limpeza dentária. Lembre-se que quanto mais tempo deixar passar, mais difícil será a remoção desta camada sólida. Não adie a ida ao consultório dentista, a não remoção do tártaro pode levar a doenças mais graves nas gengivas e no osso abaixo dos dentes.

Prevenir a placa bacteriana e o tártaro

Boa higiene oral, escovando com frequência os dentes, preferencialmente após as refeições;

  • Trocar de escova de dentes a cada 3 meses;
  • Usar pasta dentífrica antitártaro com flúor;
  • Utilizar fio dentário, para eliminar a placa bacteriana e, assim, impedir a formação de tártaro;
  • Não fumar;
  • Evitar o consumo de açúcares, pois alimentam as bactérias presentes na boca;
  • Beber água durante as refeições;
  • Utilizar um antisséptico oral para a eliminação de bactérias;
  • Realizar limpeza dos dentes no consultório dentista, pelo menos, a cada 6 meses;

Visite uma das nossas Clínicas Dentárias Smile.up espalhadas por todo o país. Garantimos facilidades de pagamento, horários alargados, tecnologia de vanguarda e profissionais especializados em todas as áreas da Medicina Dentária, como a Implantologia, Ortodontia, Periodontologia e Odontopediatria.



Scroll to Top