Desvitalizar um dente: o que é e por que é necessário

Médico dentista observa raio-x antes de desvitalizar um dente da paciente

Muitas vezes, o tratamento para desvitalizar um dente causa dúvidas e cria um certo receio. O termo pode parecer complicado, mas é um procedimento comum na medicina dentária e é feito com o propósito de salvar dentes que podem estar gravemente comprometidos.

Vamos explicar-lhe o que é e quando é necessário fazer uma desvitalização, bem como o que esperar antes, durante e após o tratamento.

O que é desvitalizar um dente?

Desvitalizar um dente é um procedimento dentário que consiste na remoção da polpa dentária, que é o tecido mole localizado no interior do dente, onde se encontram os nervos, tecido conjuntivo e vasos sanguíneos.

A polpa pode ser danificada por várias razões e a sua remoção é necessária para evitar a propagação de infeções e aliviar a dor. O tratamento, quando indicado, permite preservar um dente que, de outra forma, teria que ser extraído.

Quais as razões para fazer uma desvitalização?

Existem várias razões pelas quais um médico dentista pode recomendar a desvitalização de um dente. A principal é a cárie dentária que pode atingir a polpa do dente, causando dor intensa e até abcessos.

Noutros casos, uma fratura no dente ou trauma pode expor a polpa, resultando em inflamação ou infeção. Quando não tratada, a infeção pode espalhar-se por outras partes do corpo e provocar complicações mais graves.

Este procedimento permite salvar o dente, mantendo a função mastigatória, uma vez que elimina o desconforto sentido.

Como saber se o dente deve ser desvitalizado?

Apenas um médico dentista pode diagnosticar a necessidade de desvitalização através de exames clínicos e radiografias. Mas há alguns indícios que podem indicar a necessidade de fazer uma desvitalização e aos quais deve estar atento, nomeadamente:

  • dor intensa ao mastigar ou morder;
  • abcessos nas gengivas;
  • um dente lascado ou rachado;
  • sensibilidade persistente ao calor ou frio;
  • gengivas inchadas ou sensíveis;
  • cárie profunda ou escurecimento das gengivas.

O que acontece durante o procedimento?

Desvitalizar um dente é um processo que pode ser realizado numa ou mais sessões, dependendo da complexidade do caso.

Em relação ao procedimento, o médico dentista começa por anestesiar a área ao redor do dente, garantindo que o paciente não sente dor.

Em seguida, é feito um acesso ao interior do dente para remover a polpa infetada.

Após a limpeza e desinfeção do canal, ocorre o preenchimento. Assim, o canal é preenchido com um material específico (compósito) e o dente é selado. Em alguns casos, uma coroa dentária é colocada sobre o dente desvitalizado para restaurar a sua forma e função.

O que acontece depois de desvitalizar um dente?

Após o tratamento, é normal que sinta um pouco de desconforto ou sensibilidade, que pode durar alguns dias. Isto ocorre porque os tecidos à volta do dente podem estar inflamados. O médico dentista pode prescrever-lhe analgésicos para aliviar esses sintomas, mas se a dor for persistente, deve informar o seu médico.

Uma boa higiene oral e visitas regulares ao dentista permitem que a maioria dos dentes desvitalizados dure vários anos. Contudo, o ideal é estar atento à sua saúde oral e tratar as cáries antes de estas atingirem a polpa dentária e, assim, evitar a desvitalização.

Com o tempo, o dente desvitalizado pode escurecer, mas isso é algo que pode ser corrigido com tratamentos estéticos.

Como é feita a recuperação do dente desvitalizado?

É possível retomar a sua rotina normal no dia a seguir à desvitalização do dente. No entanto, evite mastigar com esse dente até que esteja completamente tratado.

Algumas semanas após desvitalizar o dente, é necessário verificar se a infeção está a desaparecer e substituir o preenchimento temporário por um preenchimento permanente.

Em casa, há alguns cuidados que deve seguir:

  • comer alimentos moles nos primeiros dias após o tratamento, como massa bem cozida, purés e iogurtes;
  • evitar mastigar com o dente tratado, principalmente se este ainda estiver com o preenchimento temporário; 
  • se fumar, deixar de o fazer, pois atrasa o processo de cura;
  • escovar os dentes após cada refeição;
  • utilizar fio dentário uma vez por dia;
  • usar um elixir oral antibacteriano para reduzir as bactérias.

O que acontece se não desvitalizar o dente?

Ignorar a necessidade de desvitalização pode levar a sérias complicações. A infeção pode espalhar-se para outros dentes causando dor intensa, perda óssea e até a necessidade de extração de dentes. Além disso, a infeção pode entrar na corrente sanguínea, causando problemas de saúde noutras áreas do corpo.

Por isso, se sentir dor persistente ou tiver sinais de infeção, é fundamental consultar o seu dentista o mais rápido possível. Um tratamento atempado pode salvar o dente e evitar complicações desnecessárias.

Desvitalizar um dente dói?

Graças aos avanços na medicina dentária, o procedimento de desvitalização é geralmente indolor. A anestesia local é utilizada para garantir o seu conforto durante todo o procedimento. No entanto, é comum sentir algum desconforto após o tratamento, o que pode ser controlado com medicação prescrita pelo seu médico.

Se sente dor ou sensibilidade dentária, agende uma consulta

Quando indicado pelo seu médico dentista, o processo de desvitalizar um dente é a solução eficaz para preservar dentes que, de outra forma, seriam perdidos. Se sente dor ou notou sinais de problemas dentários, como maior sensibilidade, marque já a sua consulta numa clínica Smile.up

Lembre-se, o tratamento precoce pode salvar o seu dente e evitar complicações maiores.

Fontes:

  1. Folhetos Educativos – Ordem dos Médicos Dentistas.
  2. NHS. Root canal treatment – Overview.
  3. NHS. Root canal treatment – How it is performed.
  4. American Association of Endodontists. What is a Root Canal?
  5. Cleveland Clinic. Root Canal.


Scroll to Top