Dez dúvidas sobre o aparelho dentário invisível

Dez dúvidas sobre o aparelho dentário invisível

Tratar dos dentes deve ser uma prioridade de todos nós. Não apenas pela estética, uma vez que um sorriso bonito aumenta a autoestima e bem-estar, como também pela parte funcional, permitindo um maior conforto na rotina diária.

Se sonha ter um sorriso alinhado, mas não quer colocar os clássicos aparelhos dentários metálicos, o aparelho dentário invisível é a solução ideal para que consiga, finalmente, alcançar esse objetivo.

Contudo, existem ainda muitas dúvidas sobre este tratamento ortodôntico e como tal, a Smile.up respondeu às 10 questões mais colocadas pelos nossos pacientes sobre o aparelho dentário invisível.

1. Dói usar aparelho dentário invisível?

O aparelho invisível tende a não causar tantas dores como o aparelho dentário convencional. Contudo, no início do tratamento existe uma ligeira pressão sobre os dentes, justificada pelos movimentos dos mesmos realizados pelo alinhador.

O aparelho dentário invisível tende a ser mais cómodo, uma vez que o desconforto inicial vai diminuindo de forma gradual, após a colocação de novos alinhadores, não sendo uma constante durante todo o tratamento.

2. Quanto tempo tenho que ter o aparelho em boca por dia?

Para que o tratamento seja eficaz e rápido, o aparelho deve estar, por dia, 22 horas em boca. Deverá apenas ser retirado para fazer as refeições e para lavar os dentes. O tratamento será tanto mais eficaz e rápido quanto a correta utilização do mesmo.

Claro está que, em casos extraordinários e pontuais, por exemplo, devido a algum evento importante, o aparelho poderá ser utilizado por menos horas, no entanto, estes casos devem ser isolados, sob penalização de atrasar todo o processo.

3. Como é que lavo o meu aparelho dentário invisível?

A higienização correta dos aparelhos invisíveis é fundamental. Ainda que, comparando aos aparelhos fixos convencionais e a sua higienização é bastante díspar, a verdade é que é importante lavar bem os restos de placa bacteriana acumulada no aparelho, para que esta não transfira para os dentes naturais.

O primeiro passo é retirar o aparelho da boca. De seguida, deve fazer a higiene correta dos seus dentes, com o uso de escova dos dentes, pasta dentífrica correta e ainda o uso de fio dentário.

Por fim, deve higienizar o seu aparelho dentário invisível com uma escova de cerdas macias e produto adequado, sendo que não deve utilizar qualquer pasta, uma vez que a mesma acaba por ser corrosiva para o aparelho.

4. O tratamento com o aparelho invisível é mais rápido do que com o aparelho convencional?

Como na maior parte dos tratamentos dentários, cada caso é um caso. A condição oral e o planeamento de cada tratamento variam e são pensados para cada paciente. Além do mais, a duração do tratamento dos aparelhos invisíveis depende também da disciplina do próprio paciente, nomeadamente se passa, todos os dias, 22 horas com o aparelho em boca.

Por noma, estes tratamentos duram entre seis e 12 ou 18 meses e ao fim de algumas semanas já se começam a ver os primeiros resultados. Já o tratamento ortodôntico convencional pode durar entre 12 e 24 meses, dependendo de cada caso.

5. Há idade certa para colocar aparelho dentário invisível?

Qualquer pessoa, em qualquer idade, pode utilizar alinhadores invisíveis – até mesmo as crianças. Mesmo que os mais novos estejam em fase de dentição mista (uma mistura de dentes definitivos e de leite), estes também podem utilizar este tipo de aparelho ortodôntico para corrigir, por exemplo, problemas dentários relacionados com o crescimento saudável da arcada dentária.

A indicação de uso é para crianças a partir dos seis anos de idade que podem corrigir problemas como diastema (dentes separados) ou arcos dentais estreitos.

Uma vez que estes aparelhos são removíveis e confortáveis, não têm que interferir com as rotinas dos mais pequenos. Também os mais adultos podem, livremente, usar este aparelho sempre que aconselhado pelo seu médico dentista.

6. Que tipos de problemas pode corrigir o aparelho invisível?

Como referido anteriormente, qualquer pessoa pode utilizar este tipo de aparelho e o seu uso é cada vez mais frequente e conhecido pela população em geral. Estes alinhadores invisíveis são feitos à medida de cada paciente, desenhados especificamente para cada problema dentário.

É importante fazer uma avaliação oral para que lhe seja aconselhada a melhor solução para o seu caso por um profissional – e a Smile.up tem os melhores profissionais do seu lado!

Abaixo, listados alguns exemplos de problemas que podem ser corrigidos com o aparelho dentário invisível:

  • Mordida cruzada
  • Sobre mordida
  • Prognatismo (Dentes inferiores projetam-se para a frente dos superiores)
  • Mordida aberta
  • Diastema
  • Dentes apinhados
  • Alinhamento dos dentes

7. Existem restrições alimentares ao usar o aparelho invisível?

Uma vez que este aparelho é removível, pode ser retirado durante as refeições e é higienizável, não existem recomendações ou restrições específicas durante o tratamento.

8. Depois de finalizado o tratamento, é preciso usar um aparelho de contenção?

Assim como os aparelhos ortodônticos convencionais, também os alinhadores invisíveis requerem a utilização de um aparelho de contenção que, após o tratamento, serve exatamente para que os dentes não voltem a desalinhar.

9. Scanner Digital: o que é?

O scanner digital é um recurso importante para a boa execução dos tratamentos com aparelho dentário invisível!

Esta tecnologia moderna veio revolucionar a medicina dentária permitindo ao paciente ver logo na primeira consulta de avaliação, numa simulação em 3D, os problemas existentes na dentição, o plano de tratamento (durabilidade, processo de alinhamento e consultas) e o resultado final esperado do seu tratamento.

Os modelos digitais apresentam precisão, rigor técnico e rapidez no processo, melhorando o diagnóstico e o tratamento.

Inovadores, discretos, confortáveis e fáceis de usar no dia a dia, os alinhadores dentários são a solução ideal para um sorriso bonito e alinhado. Conheça as vantagens do aparelho dentário invisível.

10. Quanto custa o aparelho dentário invisível?

O valor deste tratamento depende de vários fatores, nomeadamente a complexidade de cada caso.

 

Com todas estas informações, não poupe nos dentes e marque já a sua consulta de avaliação na Clínica Smile.up mais perto de si.

Garantimos inovação, qualidade e excelência em todos os tratamentos dentários realizados, tendo os melhores profissionais do nosso lado. Facilidades de pagamento, horários alargados e um serviço de excelência, são apenas alguns dos pilares da Smile.up que tem feito de tudo para devolver o sorriso a todos os portugueses.

Não perca mais tempo, consiga o seu novo sorriso de sonho!

 

 



Scroll to Top