5 dúvidas antes de colocar aparelho dentário

13 Fevereiro, 2020
5 dúvidas antes de colocar aparelho dentário

Aparelho dentário para dentes alinhados e perfeitos

O aparelho dentário permite a movimentação dos dentes através da aplicação da força. Constituído por bandas, fios e/ou brackets, este vai puxando progressivamente os dentes em direção à sua posição correta.

Uma vez que este aparelho dentário não é removível, oferece resultados bem mais eficazes do que um aparelho removível “de pôr e tirar”. No entanto, exige um cuidado acrescido. A Smile.up compilou 5 dicas a ler antes do tratamento:

Qualquer pessoa pode usar aparelho dentário?

A colocação do aparelho dentário é recomendada para adolescentes e adultos que já possuem dentes permanentes e uma estrutura maxilar bem formada. Desde que o paciente não apresente problemas como cáries, gengivite, entre outros, não há qualquer contraindicação para este tipo de tratamento.

O aparelho dentário provoca dor?

Apesar do aparelho fixo estar cada vez mais personalizado e adaptado à boca do paciente de forma a ser o mais confortável possível, no dia em que se volta ao dentista para apertar o aparelho (mensalmente), é comum o paciente apresentar algum desconforto.

Cuidados de higiene indispensáveis e hábitos proibidos

Com o uso de aparelho, há uma maior propensão para que as bactérias, assim como os restos de comida, se alojem entre as cavidades dos dentes e também nos brackets. Para o efeito, deve ter cuidado ao retirar os elásticos ou outras peças amovíveis do aparelho antes de escovar os dentes.

Para além da escovagem dos dentes três vezes por dia, após cada refeição, deve complementar com o uso de escovilhão e elixir bucal. Por outro lado, enquanto durar o tratamento ortodôntico, deve o mais possível evitar alimentos pegajosos, como as pastilhas elásticas e rebuçados, ou alimentos rijos, como maçãs, cenouras, ou até bolachas, uma vez que existe o risco de danificar o aparelho.

O aparelho pode provocar o aparecimento de cáries ou de manchas nos dentes?

O aparelho dentário dificulta ligeiramente a higienização. É recomendada a passagem diária de fio dentário. Além disso, é recomendado o uso de uma escova com pontas macias, para que possa alcançar ao máximo as zonas por entre os brackets do aparelho. Contudo, com estes cuidados e medidas preventivas, é possível ter uma boa higiene oral e dificilmente vão surgir cáries.

Relativamente às manchas, a colocação do aparelho não envolve qualquer produto que possa alterar a cor original do esmalte, por isso, esse tipo de problema é altamente improvável.

Depois de finalizado o tratamento, é preciso usar um aparelho de contenção?

O tratamento com o aparelho fixo, dura, em média, cerca de dois anos. Depois de removido, o paciente deverá utilizar um aparelho de contenção, que serve para restringir quaisquer novas movimentações dos dentes e manter o alinhamento.

Se está a pensar colocar um aparelho dentário, marque já a sua Consulta Online na Smile.up ou ligue 800 100 222. Temos facilidades de pagamento.

MARQUE AQUI
a sua consulta

Veja também

Marque Consulta