Dez dúvidas sobre o aparelho dentário invisível

25 Maio, 2021
Dez dúvidas sobre o aparelho dentário invisível

Tratar dos dentes deve ser uma prioridade de todos nós. Não apenas pela parte estética, em que um sorriso bonito aumenta a autoestima e bem-estar, como também na parte funcional, que ajuda ao nosso conforto físico, sem dores a mastigar nem vergonhas.

Se tem o sonho de ter os dentes alinhados, mas não quer colocar os clássicos aparelhos dentários metálicos, o aparelho dentário invisível é a solução ideal para que consiga, finalmente, alcançar esse objetivo. No entanto existem muitas dúvidas que ainda inquietam os portugueses.

Por isso, a Smile.up decidiu responder a 10 questões principais sobre o aparelho dentário invisível (Invisalign é a marca mais conhecida) que são colocadas pelos nossos pacientes antes de iniciarem este tratamento.

1. Dói usar aparelho dentário invisível?

O aparelho invisível tende a não causar tantas dores como o aparelho dentário convencional. Contudo, no início do tratamento existe uma ligeira pressão sobre os dentes, justificada pelos movimentos realizados pelo próprio alinhador.

Esta pressão vai sendo feita e ajustada de forma gradual e constante, não causando as dores drásticas de outros tipos de aparelho, cuja pressão e dor acontece todos os meses de tratamento. Assim sendo, o aparelho dentário invisível tende a ser mais confortável e o desconforto vai diminuindo de forma gradual, após a colocação de novos alinhadores, não sendo uma constante durante todo o tratamento.

O material dos alinhadores garante um conforto quase total, até porque o encaixe é projetado e desenhado para o sorriso de cada pessoa. Passado o tempo de ‘habituação’, o possível desconforto inicial acaba por desvanecer.

2. Quanto tempo tenho que ter o aparelho em boca por dia?

Para que o tratamento seja eficaz e rápido, o aparelho deve estar, por dia, 22 horas em boca. Deverá apenas ser retirado para fazer as refeições e lavar os dentes. O tratamento será tanto mais eficaz e rápido quanto a correta utilização do mesmo.

Claro está que, em casos extraordinários e pontuais, por exemplo, devido a algum evento importante, o aparelho poderá ser utilizado por menos horas, no entendo, estes casos devem ser isolados, sob penalização de atrasar todo o processo.

3. Como é que lavo o meu aparelho dentário invisível?

A higienização correta dos aparelhos invisíveis é fundamental. Ainda que, comparando aos aparelhos convencionais que são fixos e a sua higienização é bastante díspar, a verdade é que é importante lavar bem os restos de placa bacteriana acumulada no aparelho, para que esta não transfira para os dentes naturais.

O primeiro passo é retirar o aparelho da boca. De seguida, deve fazer a higiene correta dos seus dentes, com o uso de escova dos dentes, pasta dentífrica correta e ainda o uso de fio dentário.

Por fim, deve higienizar o seu aparelho dentário invisível com uma escova de cerdas macias, sendo que não deve utilizar qualquer pasta, uma vez que a mesma acaba por ser corrosiva para o aparelho, passando-o depois por água corrente.

4. O tratamento do aparelho invisível é mais rápido do que o aparelho convencional?

Em primeiro lugar, cada caso é um caso. Os aparelhos ortodônticos podem ser utilizados para os mais variados motivos, sendo que cada um deles pode demorar um período de tempo mais ou menos alargado.  

A condição oral e o planeamento de cada tratamento variam e é pensado para cada paciente. Além do mais, a duração do tratamento dos aparelhos invisíveis depende também da disciplina do próprio paciente, nomeadamente se passa, todos os dias, 22 horas com o aparelho em boca.

Por noma, estes tratamentos duram entre seis e 12 ou 18 meses e ao fim de algumas semanas já se começam a ver os primeiros resultados. Já o tratamento ortodôntico convencional pode durar entre 12 e 24 meses, dependendo de cada caso.

5. Há idade certa para colocar aparelho dentário invisível?

Qualquer pessoa, em qualquer idade, pode utilizar alinhadores invisíveis – até mesmo as crianças. Mesmo que os mais novos estejam em fase de dentição mista (uma mistura de dentes definitivos e de leite), estes também podem utilizar este tipo de aparelho ortodôntico para corrigir, por exemplo, problemas dentários relacionados com o crescimento saudável da arcada dentária.

A indicação de uso é para crianças a partir dos seis anos de idade que podem corrigir problemas como diastema (dentes separados) ou arcos dentais estreitos.

Uma vez que estes aparelhos são removíveis e confortáveis, não têm que interferir com as rotinas dos mais pequenos. Também os mais adultos podem, livremente, usar este aparelho sempre que aconselhado pelo seu médico dentista.

6. Que tipos de problemas pode corrigir o aparelho invisível?

Como referido anteriormente, qualquer pessoa pode utilizar este tipo de aparelho e o seu uso é cada vez mais frequente e conhecido pela população em geral. Estes alinhadores invisíveis são feitos à medida de cada paciente, desenhados especificamente para cada problema dentário.

Daí ser tão importante fazer uma avaliação oral, de forma a ser corretamente aconselhada pelo médico dentista, de forma a encontrar a melhor solução para si – e a Smile.up tem os melhores profissionais do seu lado!

Abaixo, listados alguns exemplos de problemas que podem ser corrigidos com o aparelho dentário invisível:

  • Mordida cruzada
  • Sobre mordida
  • Prognatismo (Dentes inferiores projetam-se para a frente dos superiores)
  • Mordida aberta
  • Diastema
  • Dentes apinhados
  • Alinhamento dos dentes

7. Existem restrições alimentares ao usar o aparelho invisível?

Com os aparelhos dentários convencionais, que são fixos, existem algumas restrições alimentares tanto devido à dureza dos alimentos como também à sua hipótese de manchar os dentes.

Uma vez que este tratamento ortodôntico é removível e pode ser retirado durante as refeições e ainda higienizados, não existem recomendações ou restrições específicas durante o tratamento. Assim, não ficará restrito nem a nível de alimentos nem de bebidas aquando da utilização de um aparelho dentário desta tipologia.

8. Depois de finalizado o tratamento, é preciso usar um aparelho de contenção?

Assim como os aparelhos ortodônticos convencionais, também os alinhadores invisíveis precisam de o uso de um aparelho de contenção que, após o tratamento, serve exatamente para que os dentes não voltem a desalinhar.

9. Scanner Digital: o que é isso?

O scanner digital é um recurso importante para a boa execução dos tratamentos com aparelho dentário invisível!

Esta tecnologia moderna veio revolucionar a medicina dentária permitindo ao paciente ver logo na primeira consulta de avaliação, numa simulação em 3D, os problemas existentes na dentição, o plano de tratamento (durabilidade, processo de alinhamento e consultas) e o resultado final do tratamento, ou seja, como vão ficar os dentes e o sorriso.

Os modelos digitais apresentam precisão, rigor técnico e rapidez no processo, melhorando o diagnóstico e o tratamento. Para além disso, são um procedimento confortável para o paciente, uma vez que não necessitam de massas de moldagem na boca do paciente.

Com a utilização do digital no aparelho dentário invisível, já não é preciso moldes e silicones na boca do paciente! Inovadores, discretos, confortáveis e fáceis de usar no dia a dia, os alinhadores dentários são a solução ideal para um sorriso bonito e alinhado. Conheça as vantagens do aparelho dentário invisível.

10. Quanto custa o aparelho dentário invisível?

Em primeiro lugar, é importante saber que o aparelho invisível é ligeiramente mais caro que o aparelho convencional. No entendo, o valor deste tratamento depende de vários fatores, nomeadamente a complexidade de cada caso.

Mas recorde-se que a Smile.up lança várias campanhas ao longo do ano, sendo que uma delas é precisamente pensada no tratamento ortodôntico, nomeadamente no aparelho invisível para toda a família. De norte a sul do país, toda a sua família pode fazer o tratamento de Ortodontia Invisível nas clínicas Smile.up, desde 1810€!

Com todas estas informações, não poupe nos dentes e marque já a sua consulta de avaliação na Clínica Smile.up mais perto de si.

Garantimos inovação, qualidade e excelência em todos os tratamentos dentários realizados, tendo os melhores profissionais do nosso lado. Facilidades de pagamento, horários alargados e um serviço que dá para todos os portugueses, independentemente da idade ou condição, são apenas alguns dos pilares da Smile.up que, ao longo dos últimos 10 anos de existência, tem feito de tudo para devolver o sorriso a todos os portugueses. Não perca mais tempo, venha ser feliz connosco e traga consigo o seu novo sorriso de sonho!

Veja também

Marque Consulta