Facetas dentárias melhoram a beleza do sorriso

23 Fevereiro, 2021
Facetas dentárias melhoram a beleza do sorriso

O que são Facetas Dentárias?

As facetas dentárias são um tratamento cada vez mais procurado. Estas facetas são também conhecidas como ‘Lente de Contacto do Dente’ ou ‘Lente de contacto dentária’  têm como finalidade mudar a aparência estética do nosso sorriso.

As facetas são capazes de mudar a forma, cor, comprimento, tamanho e orientação dos dentes que estão à vista quando sorrimos. Este tratamento consiste na aplicação de uma espécie de ‘capa’ sobre os dentes, que é extremamente fina e que pode ser elaborada à base de resina composta, porcelana ou cerâmica.

Tipo de facetas dentárias

Na hora de decidir que tipo de facetas dentárias são a melhor opção, é importante que, em conjunto com o médico dentista, saiba as diferenças entre os vários tipos de materiais e técnicas.

Facetas de Resina Composta

As facetas dentárias de resina composta podem ser feitas de forma indireta, com o auxílio de um laboratório, ou através de restaurações diretas.

Este tratamento proporciona um resultado natural ao sorriso, sendo mais económico do que a opção de porcelana ou cerâmica. No que diz respeito à manutenção, esta é não apenas muito importante como deve ser feita com mais frequência. Isto porque este tipo de material é mais poroso, sendo mais fácil de se fragmentar e de ir desgastando o pigmento.

Facetas de porcelana/cerâmica

As facetas dentárias de porcelana ou cerâmica são a solução mais procurada. Estas permitem, igualmente, uma aparência natural nos dentes, sendo que a grande vantagem é que a sua cor se prolonga durante mais tempo.

Este tipo de restauração é unicamente realizado de forma indireta, ou seja, as peças são confecionadas em laboratório a partir de uma impressão ou molde previamente tirado ao dente do paciente. Só numa consulta posterior é que é feita, então, a adesão da faceta ao dente preparado. Neste intervalo é implementada uma faceta provisória.

Vantagens das facetas dentárias

Geralmente, os pacientes acabam por optar por estas ‘capas de dentes’ para tratar de questões como fechar diastemas (dentes espaçados), corrigir dentes desgastados ou escurecidos e corrigir dentes partidos ou lascados. No entanto, existem várias outras vantagens associadas a este tipo de tratamento, entre elas:

  • Os materiais usados na composição das facetas permitem que haja uma semelhança com a dentição natural, estes são resistentes a manchas, pelo que há a preservação da cor por um maior espaço de tempo;
  • A cor das facetas é escolhida tendo em conta a cor da restante dentição, mas também o objetivo do paciente;
  • Este tratamento conserva a integridade da dentição natural, dada a espessura muito reduzida das facetas;
Facetas dentárias - antes e depois
Antes e depois do tratamento com facetas dentárias.

Tratamento para colocação de facetas

A colocação de facetas dentárias é um tratamento simples. O primeiro passo consiste numa consulta inicial, onde é feita a avaliação do caso, posteriormente, numa outra consulta, é realizada a preparação dos dentes e a realização dos respetivos moldes, sendo também realizada a colocação de facetas provisórias. Por fim, num agendamento final, é feita a colocação das facetas dentárias.

Duração das facetas dentárias

A duração das facetas dentárias varia de caso para caso, sendo que ter bons hábitos de higiene oral, ter uma boa preparação do substrato do dente e até o próprio procedimento de colocação da faceta constituem alguns dos fatores que podem influenciar o tempo de integridade das mesmas. 

Recorrer a este tratamento vai permitir-lhe melhorar a sua autoestima e ter um sorriso mais confiante.

Visite uma das nossas mais de 50 Clínicas Dentárias Smile.up espalhadas por todo o país e tire as suas dúvidas, avaliando o seu caso e sabendo também o preço das facetas dentárias.

Pode também marcar a sua consulta online ou pelo 800 100 222.

Veja também

Marque Consulta