Implantes dentários – O que são e etapas do tratamento

4 Novembro, 2020
Implantes dentários – O que são e etapas do tratamento

O que são implantes dentários?

Os implantes dentários são uma solução cada vez mais procurada pelos portugueses com falta de dentes, sendo uma forma segura e eficaz de devolver a funcionalidade e estética oral desejadas. A investigação desta técnica começou no início dos anos 50, sendo os primeiros testes feitos em animais e só depois em humanos. A taxa de sucesso dos implantes dentários é de 98%, sendo, portanto, uma técnica eficaz de reabilitação oral.

O implante dentário funciona como substituto de um dente. O mesmo é constituído por um pino de titânio, ou “parafuso”, que é compatível com o osso humano, por isso consegue integrar-se no maxilar.

Este dispositivo irá funcionar como uma raiz artificial para suportar um dente ou uma placa com vários dentes, sendo que em alguns casos também é possível fazer a chamada Carga Imediata (ou “dentes no próprio dia”) através dos implantes.

Etapas do tratamento com implantes dentários

Planificação

Processo de planificação, em que é estudado o caso do paciente com um exame clínico e um estudo radiológico, assim como tratamentos dentários para garantir uma boa saúde oral antes da colocação do implante dentário

Cirurgia

Cirurgia em que é colocado o implante dentário nos ossos maxilares. É um processo simples, realizado em consultório, com anestesia local e sem dor. A cirurgia consiste na realização de uma pequena incisão na gengiva, de seguida é feita, com a ajuda de brocas calibradas, a perfuração do osso, sendo aberto um espaço com as dimensões indicadas para o caso específico de cada paciente.

Depois da colocação do implante dentário no espaço devido, o mesmo é protegido por uma tampa e a gengiva é suturada;

Fase protética

Fase protética em que depois do tempo de repouso, o implante é novamente exposto e é removida a tampa de proteção e colocada uma pequena peça no implante, que auxiliará na cicatrização da gengiva. Nesta fase também são recolhidas algumas informações para elaboração precisa da coroa;

Colocação da coroa

Colocação da coroa definitiva, feita por um laboratório especializado, com as medidas específicas de cada paciente, sobre o implante dentário.

Dúvidas frequentes sobre implantes dentários

Vale a pena ter medo de colocar implantes?

Não necessita de ter receio por este tratamento envolver uma parte cirúrgica. Esta intervenção é cada vez mais simples e frequente, sendo realizada com materiais e técnicas em constante progresso, que facilitam não só o trabalho dos profissionais de medicina dentária, como o conforto dos pacientes. Aliando a medicação recomendada à anestesia local, este trata-se de um tratamento indolor, ou seja, que não causa dor ao paciente.

Qualquer pessoa pode colocar um implante dentário?

Qualquer pessoa pode colocar um implante dentário, sendo apenas necessário que possua gengivas saudáveis e ter osso suficiente para o tratamento. No caso do seu osso já estar desgastado, com a evolução da medicina dentária existem soluções para contornar este problema (por exemplo o recurso a excerto ósseo),

Para que servem os implantes dentários?

O implante dentário irá devolver-lhe a capacidade mastigatória, fonética e estética, tornando-o numa pessoa mais confiante e com mais qualidade de vida e com o acompanhamento e manutenção ideal, um implante dentário pode durar uma vida.

Se tem falta de dentes, marque uma consulta de avaliação oral para conhecer mais sobre esta solução e saber qual o preço de um implante dentário.

Veja também

Marque Consulta