Mau hálito: 5 principais causas e o que fazer

19 Março, 2020
Mau hálito: 5 principais causas e o que fazer

Mau hálito é sintoma de algum problema de saúde por resolver

O mau hálito ou halitose é o mau cheiro preveniente da boca e que pode ter diversas causas, que vão desde a falta de higiene a problemas de saúde. O mau hálito não é considerado uma doença, mas pode ser sintoma de algum problema de saúde por resolver.

Há muitas pessoas que sofrem de mau hálito pela manhã esporadicamente sem que isso seja considerado um sintoma patológico, contudo, se a halitose persistir convém consultar um médico.

Principais causas de mau hálito:

  • Má higiene oral
  • Ansiedade e Stress
  • Desidratação e Medicamentos que alteram a produção de saliva
  • Jejum Prolongado
  • Problemas de saúde variados

Uma má higiene oral pode conduzir ao mau hálito, ou halitose,  causado pela acumulação de bactérias na boca. Por isso é importante escovar sempre não só os dentes, como também a língua, o céu-da-boca e as gengivas.

Para se certificar que todos os vestígios de comida foram removidos, utilize também o fio dentário antes de escovar os dentes. Desta forma vai estar a limpar primeiro os vestígios maiores com o fio dentário e depois pode limpar em maior detalhe com a escova.

O uso de elixir oral também é aconselhado. Informe-se com o seu médico dentista sobre qual o elixir oral mais indicado para a sua boca.

Se tem a certeza que faz uma boa higiene oral e mesmo assim contínua com sintomas de mau hálito, o melhor será contactar o seu médico e explicar-lhe a situação. Afinal, o cheiro da boca é importante para que se sinta confiante e tenha interações descontraídas no seu dia-a-dia.

Como eliminar o mau hálito:

  • Consulte o seu médico dentista com regularidade (para fazer uma limpeza profissional ou mesmo para um check-up dentário)
  • Escove os dentes pelo menos três vezes por dia
  • Hidrate-se. Beba no mínimo 1,5L de água por dia
  • Diminua o consumo de alimentos que podem potenciar o mau hálito (alho, cebola, fritos e refrigerantes)
  • Fale com o seu médico sobre o cheiro da sua boca. Não tenha vergonha de dizer ao médico que está com um problema.

Mesmo que a halitose seja provocada pela toma de medicamentos ou doença, pode ser sempre moderada. Contudo, para que alguma coisa possa ser feita convém que fale abertamente com o seu médico e o informe de que há um problema que o incomoda.

O mau hálito não se vê, e muitas vezes quem o tem não se consegue aperceber. Por isso é importante que consulte o seu médico dentista com regularidade, para um check-up ou uma limpeza profissional.

Cuidar da sua boca, é cuidar de si e da sua saúde.

As clínicas dentárias Smile.up estão atualmente em Serviços Mínimos. Recorra às nossas Clínicas apenas em casos urgentes e inadiáveis: situações de dor, infeção ou traumatismos.

Use o site ou telefone (Linha Smile.up 800 100 222) para resolver outros assuntos ou esclarecer alguma dúvida.

Veja também