Mau hálito – principais causas e tratamento

3 Agosto, 2021
Mau hálito: principais causas e tratamento

Saber identificar as causas e tratamento do mau hálito é essencial. Embora não seja considerado doença, o mau hálito pode indicar problemas de saúde e causar falta de autoestima e desconforto, principalmente quando está com outras pessoas.

Comumente conhecido como mau hálito, mas tendo como termo médico halitose, este problema pode ser causado por diversos comportamentos ou patologias que vão desde a incorreta higiene dental a problemas de saúde. E ainda que o mau hálito não seja, por si só, considerado de doença, pode esconder outros problemas.

Há muitas pessoas que sofrem, por exemplo, de mau hálito pela manhã. Esporadicamente, pode não ser considerado um sintoma patológico, contudo, se a halitose persistir, convém consultar um médico e tentar entender as razões para que tal esteja a acontecer.

Como sabemos, os problemas dentários podem surgir ao longo da vida, consoante os nossos bons ou maus hábitos de saúde oral, ente outros fatores que influenciam diretamente a nossa saúde. Uma vez que a boa saúde oral é fundamental para o nosso bem-estar, há que evitar alguns hábitos que são mesmo péssimos para a saúde dos nossos dentes e, consequentemente, podem causar mau hálito ou mesmo acidez na boca.

Ir ao médico dentista de seis em seis meses (ou conforme indicação) é apenas uma das recomendações, para que tenha um acompanhamento contínuo e profissionalizado dos seus dentes, evitando patologias futuras ou tratando antecipadamente algumas questões que possam surgir. Paralelamente, uma boa e correta higiene oral não pode faltar, para evitar o aparecimento de cáries ou queda de dentes, por exemplo, ou a tal halitose.

O mau hálito não se vê, e muitas vezes que o tem não se conseguem aperceber da sua existência. Por esse mesmo motivo, é muito importante que consulte o seu médico dentista com regularidade, de forma a fazer um check-up total ou uma limpeza profissional e especializada no seu caso em específico.

Nas mais de 60 clínicas dentárias espalhadas de norte a sul do país, a Smile.up garante tecnologias de topo, facilidades de pagamento e profissionais experientes e qualificados para o ajudar.

Causas do mau hálito

  • Má higiene oral;
  • Ansiedade e Stress;
  • Desidratação;
  • Medicamentos que alteram a produção de saliva;
  • Jejum Prolongado;
  • Tabagismo;
  • Respiração pela boca;
  • Diabetes;
  • Problemas de saúde variados.

Uma má higiene oral, por exemplo, pode conduzir ao mau hálito, ou halitose, que, por sua vez, é causado pela acumulação de bactérias na boca. Por isso é importante escovar sempre não só os dentes, como também a língua, o céu-da-boca e as gengivas – sim, isso mesmo, não deixe nenhum canto da boca por lavar.

Aliás, cerca de 60% das vezes, o mau hálito vem da placa bacteriana acumulada na zona da língua que, muitas vezes, é esquecida durante a higienização da boca. Para se certificar que todos os vestígios de comida foram removidos de forma eficaz e correta, não se esqueça de utilizar ainda o famoso e conhecido fio dentário antes de escovar os dentes. Desta forma, vai estar a limpar primeiro os vestígios maiores com o fio dentário e depois pode limpar em maior detalhe com a escova, não deixando esquecido nenhum pedaço de comida acumulado.

Saiba ainda que existem pessoas que têm mais tendência para estas alterações, nomeadamente por alterações no nível da saliva ao longo do dia, que pode potenciar o aparecimento destas bactérias acumuladas.

Paralelamente, é aconselhado ainda o uso de um bom elixir oral, sendo que se deve informar primeiro com o seu médico dentista, de forma a escolher a melhor e mais adequada solução para si e para o seu caso específico.

Sabemos que ter um bom hálito vai influenciar também a sua vida social, tendo assim encontros e interações mais confiantes n seu dia a dia, não estando preocupado se os outros se vão ou não aperceber que cheira mal da boca.

Se tem a certeza que tem uma correta higiene oral e mesmo assim o mau hálito permanece, fale com o seu médico dentista e explique-lhe a situação, de forma a encontrar a melhor solução para si.

Tratamento para o mau hálito

  • Consulte o seu médico dentista com regularidade (para fazer uma limpeza profissional ou mesmo para um check-up dentário)
  • Escove os dentes pelo menos três vezes ao dia
  • Hidrate-se. Beba no mínimo 1,5L de água por dia
  • Diminua o consumo de alimentos que podem potenciar o mau hálito (alho, cebola, fritos e refrigerantes)
  • Aumente o consumo de alimentos fibrosos como frutas e cereais
  • Mastigue bem os alimentos
  • Fale com o seu médico sobre o cheiro da sua boca. Não tenha vergonha de dizer ao médico que está com um problema.

Estes são alguns dos hábitos e soluções que podem prejudicar a sua saúde oral e originar mau hálito, pelo que ir regularmente ao dentista e saber a opinião destes profissionais é fundamental para evitar o aparecimento e desenvolvimento de alguns tipos de doenças orais, bem como nunca se esquecer de higienizar corretamente os seus dentes.

A Smile.up conta com uma equipa de profissionais experientes, preparados para lhe oferecer as melhores soluções do mercado com preço-qualidade, rigor e experiência técnica. Tratamentos de cáries, controlo da placa bacteriana, aparelhos dentários desde os convencionais aos invisíveis, como o Invisalign, são alguns dos tratamentos disponíveis nas clínicas dentárias Smile.up, para que a sua saúde dentária esteja sempre em dia e em primeiro plano.

Agende uma consulta de avaliação oral na Smile.up numa das nossas 60 Clínicas Dentárias Smile.up espalhadas por todo o país.

Marque já a consulta de avaliação oral na Smile.up

Veja também

Marque Consulta