Mitos e Verdades sobre a Saúde Oral

16 Março, 2020
Mitos e Verdades sobre a Saúde Oral

Será que para lavar bem os dentes é preciso escovar com força?

Os cuidados com a saúde oral devem ser diários, não apenas por questões estéticas (dentes brancos, direitos e bonitos), mas essencialmente por questões de saúde, de forma a prevenir dores, doenças e infenções que levam à degradação e perda de dentes.

Para que possa ter uns dentes bonitos e saudáveis, é necessário informar-se acerca do que pode ou não danificar a sua dentição. Smile.up reuniu verdades e mitos sobre a higiene oral para que possa ter um sorriso bonito e saudável.

15 Mitos e Verdades sobre a Saúde Oral

1. Devemos escovar os dentes mal acabamos de comer.

Mito. Quando comemos alimentos ácidos o esmalte dos dentes fica mais frágil e propenso à abrasão da escova. Logo, o recomendado é esperar no mínimo 30 minutos após a refeição para escovar os dentes. Esse tempo é necessário para que a saliva possa agir e neutralizar o ph dos alimentos e bebidas.

2. Uma boa escovagem dos dentes deve ser demorada. 

Verdade. Deve demorar, pelo menos, dois minutos a escovar os dentes para garantir que todas as áreas da boca são lavadas: todas as superfícies dos dentes, gengivas e língua.

3. A escovagem mais importante do dia é antes de dormir. 

Verdade. Quando dormimos, a produção de saliva é menor e quase não há movimento da língua, o que dificulta a eliminação dos restos de comida. Por isso, se não lavarmos os dentes antes de dormir, os restos de comida vão permanecer na boca durante a noite, servindo de alimento às bactérias.

4. Comer uma maçã substitui a escovagem dos dentes.

Mito. Alguns alimentos como as maçãs ajudam a limpar os dentes porque a mastigação permite alguma limpeza mas não substituem, de todo, a escovagem dos dentes.

5. O fio dentário só deve ser usado antes de escovarmos os dentes.

Mito. A ordem não é importante, o principal é garantir uma boa higiene oral que só é assegurada pela escova e o fio dentário.


6. O branqueamento dentário sensibiliza os dentes.

Verdade. Algumas pessoas, após o branqueamento, sentem uma forte sensibilidade, enquanto que outras não sentem nada. Isso depende da percentagem de gel branqueador utilizado e o grau de permeabilidade do esmalte no dente.


7. É preciso colocar na escova uma grande quantidade de pasta dentífrica para lavar bem os dentes.

Mito. O verdadeiro responsável pela limpeza dos dentes é a escova e a escovagem. A pasta aplicada deve ser colocada na ponta superior da escova, e ser do tamanho equivalente a uma ervilha.

8. Beber muitos cafés escurece os dentes.

Verdade . O café, o tabaco, as bebidas gaseificadas, os refrigerantes, o chá preto e o vinho tinto podem causar manchas amareladas nos dentes. Tudo o que inclui corantes contribue para o escurecimento dos dentes.


9. Para lavar bem os dentes é preciso escovar com força.

Mito. Escovar com intensidade não é sinónimo de escovar com qualidade. Os dentes devem ser escovados devagar e de forma suave, para não causar inflamações nas gengivas. Tenha uma escova adequada à sua dentição e use o fio dentário de forma a alcançar todas as superfícies do dente.

Como diz o ditado popular: “Depressa e bem não há quem”!

10. É importante bochechar no fim da lavagem.

Verdade.  Bochechar no fim da lavagem é fundamental para garantir que os resíduos de comida saem da boca. Embora bochechar com água seja suficiente, opte por fazê-lo com um elixir, reforçando o flúor da pasta dentífrica que permanece em contacto com os dentes.

11. O elixir oral pode substituir a escovagem.

Mito. O elixir pode ser usado como complemento mas não substitui a lavagem dos dentes. A escovagem e o fio dentário são os métodos mais eficazes para a limpeza oral.

12. A gravidez enfraquece os dentes.

Mito. As alterações hormonais presentes na gravidez são factores que podem propenciar a inflamação da gengiva. E, devido à atenção que exige o nascimento de uma criança, pode acontecer que a mulher se deixe descuidar na sua higiene oral. Como consequência, isso pode agravar um problema dentário que já existia anteriormente, mas que estava latente. Contudo, não é a causa desse problema.

Desde que a mulher mantenha uma higiene oral regular, não há razão nenhuma  para as mulheres grávidas terem mais probabilidade de adquirirem cáries ou perderem dentes.

13. É normal as gengivas sangrarem durante a escovagem.

Mito. Normalmente, há um sangramento das gengivas devido à uma falta de técnica para escovar os dentes ou então porque a escovagem é feita com demasiada força. Contudo, também pode ser sinal de doenças como gengivite.

14. É preciso remover sempre os  dentes do siso.

Mito. Os sisos devem ser apenas removidos quando surgem determinados problemas como dores, apinhamento dentário (dentes encavalitados), falta de espaço na boca ou ainda quando é necessário fazer determinados tipos de tratamento como, por exemplo, ortodontia.

15. Só se deve ir ao dentista quando se tem dores.

Mito. A dor é muitas vezes o que motiva a visita ao dentista, contudo, quando já existe dor, significa que a doença ou lesão evoluiu de tal forma que necessita de um tratamento mais invasivo.

Se adoptar uma postura preventiva, é possível evitar situações de dor e desconforto, bem como alguns doenças que são mais dispendiosas do que os tratamentos de rotina.

A Smile.up garante a continuidade dos serviços de assistência médica dentária em situações de urgência de saúde oral, no pleno respeito pelas normas de segurança determinadas pelas autoridades de saúde pública portuguesas.

Use o site ou telefone (Linha Smile.up 800 100 222) para resolver outros assuntos ou esclarecer alguma dúvida.

Veja também