Causas, sintomas e tratamentos para o mau alinhamento dos dentes
Apesar de não ser um termo muito conhecido pela população em geral, a má oclusão dentária é um problema que afeta cada vez mais pessoas.
A oclusão dentária é a forma como os componentes do nosso sistema mastigatório (que inclui os nossos dentes, gengivas, sistema neuromuscular, articulações temporomandibulares e o esqueleto craniofacial) funcionam.
É importante que estes operem em harmonia, de forma a que as nossas funções de mastigação, deglutição, fonética e estética atuem nas melhores condições possíveis.
Quando isto não acontece estamos então perante um caso de má oclusão, esta associa-se ao alinhamento anormal dos dentes superiores e inferiores tendo consequências para os nossos dentes e para as funções dos mesmos.
Tipos de oclusão dentária
- Ocorre quando a arcada superior encaixa perfeitamente na arcada inferior;
- Ocorre quando a arcada superior é muito maior do que a inferior, dando a sensação por exemplo de que a pessoa tem o queixo mais escondido do que seria habitual;
- Ocorre quando a arcada superior é muito menor à inferior, deixando o queixo mais saliente do que o habitual.
Causas
- A falta de dentes;
- Defeitos na mandíbula, que normalmente já existem desde nascença;
- Ter hábitos incorretos na infância, como o uso prolongado do biberão e/ou chupeta ou chuchar no dedo;
- E a mais comum, existir incompatibilidade entre o tamanho dos dentes e da mandíbula;
Sintomas
No início a doença pode manifestar-se de forma silenciosa, mas ao longo do tempo, este problema de saúde oral, pode originar vários sintomas, como:
- Dores de cabeça;
- Dores de pescoço;
- Zumbidos e/ou estalidos nos ouvidos;
- Desgaste nos dentes;
- Dificuldades de mastigação;
- Dificuldades na respiração e dicção;
- Nalguns casos pode provocar má postura e desvios na coluna.
Tratamentos para a má oclusão dentária
Aparelho dentário
Existem várias possibilidades de tratamento para este distúrbio oral, como a utilização de um aparelho dentário, que terá como objetivo reajustar as peças dentárias de forma a que haja um alinhamento apropriado.
Facetas dentárias
As facetas dentárias também podem ser uma opção para tratar a má oclusão oral, pois estas mudam o comprimento e forma dos dentes. As facetas dentárias só poderão ser usadas se o que estiver a provocar a má oclusão for a forma inadequada de um dos dentes.
Implantes dentários
Poderá ser necessário colocar implantes dentários, se o que está a provocar este problema for a falta de dentes. Estes vão ajudar a restabelecer o equilíbrio da boca e consequentemente resolver o problema existente de oclusão
Goteira oclusal
A goteira oclusal poderá ser uma opção, por causa dos problemas que a má oclusão causa nas articulações mandibulares.
Próteses dentárias
As próteses dentárias podem ser utilizadas nalguns casos para restabelecer a correta dimensão vertical da face.
Caso tenha algum dos sintomas acima descritos, deve visitar um médico dentista, pois a má oclusão pode interferir com as suas funções de mastigação, estética, fonética e de deglutição.
O prolongamento da má oclusão pode causar desgaste dos dentes e do esmalte, desconfortos nos movimentos quando está por exemplo a mastigar ou falar, disfunção temporomandibular ou até bruxismo.
Faça um diagnóstico da sua situação numa das mais de 50 clínicas dentárias Smile.up!