Páscoa feliz e sem dor de dentes

30 Março, 2021
Páscoa feliz e sem dor de dentes

Smile.up alerta para os perigos do açúcar nos dentes

Imagine se, para além de ovos de chocolate, o coelho da Páscoa trouxesse uma dor de dentes desesperante? Nesta altura tão doce que é a Páscoa, a Smile.up alerta para os perigos do açúcar nos dentes.

Amêndoas, ovos de chocolate, folares doces com ovo são algumas das delícias de Páscoa. Mas são doces, muito doces. Evite as cáries e a dor de dentes com dicas simples durante esta época tão recheada de açúcares. A Smile.up explica como:

É comum comer muitos doces na Páscoa, por isso é essencial vigiar o consumo para manter a boca longe de problemas.

Preferencialmente, coma os doces depois das principais refeições e escove os dentes nos 30 minutos seguintes. Este hábito é fundamental, uma vez que após as refeições, a placa bacteriana começa a formar-se.

Se o excesso de açúcar permanecer nos dentes, as bactérias começam a atuar de imediato, e graças ao açúcar, reproduzem-se rapidamente. Evite, o mais possível, ingerir doces antes de dormir e se ingerir, escove os dentes antes de se deitar. Durante o sono, a produção de saliva diminui, e os riscos da formação de cáries aumentam.

Se a sua perdição são os chocolates, dê preferência aos chocolates “amigos” dos dentes. Chocolate negro, rico em cacau, possuí menos açúcar que o chocolate branco ou de leite. Deve também evitar chocolates recheados ou crocantes, pois estes costumam ficar presos aos dentes, contribuindo para a evolução das cáries.

Se usar aparelho dentário, deve evitar caramelos ou doces com maior rigidez, que para além de se alojarem nos dentes, podem mesmo danificar o seu aparelho.

Se comer mais doces, deve consequentemente, aumentar a ingestão de água. A água estimula a produção de saliva, auxiliando na remoção de alimentos, evitando que as bactérias produzam um ácido causador de cárie.

Não se esqueça do fio dentário. O fio dentário é indispensável em qualquer rotina de higiene oral, e deve, inclusivamente, ser utilizado em crianças com dentes de leite. Bocheche com água depois de passar o fio dentário e antes de escovar os dentes, de forma a remover todo o excesso de açúcar que tiver nos dentes.

Proteja os seus dentes nesta altura do ano tão doce como a Páscoa. Visite uma das nossas mais de 50 Clínicas Dentárias Smile.up espalhadas por todo o país ou marque a sua consulta online . Pode também marcar pelo 800 100 222.

Veja também

Marque Consulta