Perda de implante dentário: causas e sintomas

7 Maio, 2021
Perda de implante dentário: causas e sintomas

Os implantes dentários são uma das soluções mais eficazes de repor a falta de dentes e ganhar um novo sorriso bonito, natural e brilhante. O procedimento é simples e a taxa de sucesso bastante elevada, cerca de 98%.

Contudo, como em qualquer tratamento, existe o risco de surgir um problema, levando a uma rejeição ou perda do implante. Apesar de serem situações excecionais, convém saber as causas e os sintomas, para conseguir prevenir complicações futuras.

Neste artigo, explicamos-lhe as causas e os sintomas da rejeição ou perda de implante dentário.

O que é o implante dentário?

O implante dentário é uma solução cada vez mais procurada pelos portugueses com falta de dentes. É um tratamento seguro e eficaz que permite substituir os dentes naturais. (Próteses ou Implantes Dentários? Saiba as diferenças)

O implante consiste numa solução que permite a substituição da raiz do dente por um parafuso de titânio, um metal biocompatível com o osso humano que se consegue integrar facilmente no maxilar. Este dispositivo irá funcionar como uma raiz artificial para suportar um dente ou uma placa com vários dentes.

A colocação do implante dentário nos ossos maxilares é feita numa cirurgia. É um processo simples, realizado em consultório, com anestesia local e sem dor.

É possível a rejeição ou perda de implante dentário?

Sim, embora seja altamente improvável. A menos que o paciente seja alérgico ao material de titânio (situação rara), a rejeição do implante não acontece. Contudo, se o processo de osteointegração se complicar, existe a possibilidade da perda do implante dentário após a cirurgia.

A osteointegração é um processo natural do organismo que consiste na formação de osso em redor do parafuso de titânio. Este processo visa à regeneração da parte do osso que foi perfurada e permite fixar e estabilizar o implante. O processo pode ocorrer num período entre 4 e 6 meses após a cirurgia.

Contudo, podem surgir dificuldades no processo de osteointegração e, consequentemente, haver perda do material implantado e o implante amolecer e cair. Os fatores que podem impedir a osteointegração são o bruxismo (ranger os dentes) , fraca qualidade óssea, doenças sistêmicas, doenças periodontais, diabetes, tabagismo, má higiene, inflamações ou infeções.

Como saber se o implante dentário está a ser rejeitado?

Após a cirurgia, é necessário seguir à risca as recomendações do médico dentista para evitar complicações. Deve também observar a cavidade oral com regularidade de forma a identificar sinais que indiquem eventuais problemas.

Saiba identificar os sinais ou os sintomas que indiquem um eventual problema, que pode gerar a rejeição de um implante:

  • Dor intensa após a cirurgia.
  • Mobilidade no implante.
  • Formigueiro ou dormência nos lábios, bochecha, língua, gengiva e queixo.
  • Presença de pus ou outras secreções na área implantada.

Se identificar alguns destes sinais nos pós-operatório, informe de imediato o seu médico dentista. Desta forma, será possível intervir com antecedência e evitar a perda do tratamento.

No entanto, estas são situações muito excecionais. Pois, se o paciente apresentar boas condições orgânicas e se proceder corretamente no pós-operatório com bons hábitos de higiene e seguindo à risca as recomendações do médico dentista, o sucesso do tratamento é garantido! (Higiene oral: 5 cuidados para quem tem implantes dentários)

Implantes dentários nas clínicas dentárias Smile.up

Se pretende colocar implantes dentários, marque a sua consulta de avaliação oral na Smile.up, que conta com um conjunto de profissionais experientes na área e disponíveis para oferecer todo o acompanhamento necessário no processo de conseguir um novo sorriso.

Agende uma consulta de avaliação oral numa das mais de 50 clínicas Smile.up, onde lhe será recomendada a melhor solução para o seu caso, ficará a saber o preço dos implantes dentários e as fases do tratamento.

Desde aparelhos dentários, dos invisíveis aos convencionais, como o já conhecido Invisalign, passando pelas próteses dentárias, vulgarmente denominadas de dentaduras ou placas, passando ainda por implantes dentários, facetas ou branqueamentos dentários, na Smile.up são várias as opções de tratamento que lhe garantimos com sucesso e que vão tornar o seu sorriso no melhor do mundo.

Marque já a sua Consulta para Implantes Dentários

Veja também

Marque Consulta