Peridontite ou doença gengival – causas, sintomas e tratamento

Peridontite ou doença gengival – causas, sintomas e tratamento

O que é a Periodontite ou doença gengival?

A periodontite ou doença gengival é uma doença que resulta de um quadro de gengivite que está associada à inflamação crónica das gengivas e à perda dos tecidos que suportam os dentes, nomeadamente do osso alveolar (Gengivite e periodontite – qual a diferença?).

Causas

A inflamação é essencialmente provocada pela falta de higiene ou má higiene oral conduzindo à acumulação de bactérias nos tecidos da cavidade oral, na zona da gengiva.

Contudo, podem existir outras causas associadas, como o mau posicionamento dos dentes, cáries dentárias, restaurações dentárias mal realizadas, certos medicamentos, determinadas próteses dentárias ou aparelhos mal-adaptados, má alimentação, respirar pela boca e infeções da cavidade oral.

Se não for diagnosticada a tempo, a periodontite pode destruir as estruturas das gengivas, levando à mobilidade dentária e perda de dentes.

A periodontite está associada a uma maior probabilidade de desenvolver problemas cardiovasculares, uma vez que as proteínas inflamatórias e as bactérias presentes no tecido periodontal penetram na corrente sanguínea provocando alterações a nível do sistema cardiovascular.

Um estudo recente parece demonstrar uma correlação entre a periodontite e o aumento do risco de agravamento da infeção por Covid-19, incluindo o aumento do risco de morte.

Gengivas e Saúde oral, entrevista com a Dra. Carla Lorigo, médica dentista na Smile.up

Sintomas

Na maioria dos casos, a periodontite ou doença gengival não apresenta sintomas, daí a importância de fazer consultas regulares com o médico dentista de seis em seis meses. No entanto, existem alguns sinais de alerta:

  • Retração das gengivas
  • Mau hálito persistente
  • Sangramento das gengivas durante a escovagem dos dentes
  • Dor nas gengivas
  • Pus entre o dente e a gengiva
  • Dentes a abanar

Como tratar e prevenir a periodontite ou doença gengival?

Para tratar a periodontite é essencial recorrer a um médico dentista para fazer um diagnóstico que lhe permite avaliar o estado da doença. Sendo que quanto mais cedo consultar o médico dentista, mais fácil será impedir o agravamento da doença.

Em casos mais graves, poderá ser necessário recorrer a uma cirurgia para garantir a limpeza de zonas mais profundas. Contudo, o tratamento não permite recuperar o osso perdido.

Em todo o caso, a melhor forma de prevenir a periodontite é adotar bons hábitos de higiene oral. Lave os dentes de forma rigorosa e cuidada pelo menos três vezes ao dia, com uma escova e pasta de dentes apropriadas e uso de fio dentário ou escovilhão. Deve garantir que todas as superfícies dos dentes são devidamente higienizadas.

Faça consultas de avaliação de 6 em 6 meses para que o médico dentista possa avaliar o seu estado de saúde oral e detetar a periodontite com a antecedência necessária, evitando complicações futuras.

Visite uma das nossas mais de 50 Clínicas Dentárias Smile.up espalhadas por todo o país e tire as suas dúvidas e peça uma avaliação do seu caso. Pode também entrar em contacto pelo 800 100 222.

Desde aparelhos dentários, dos invisíveis aos convencionais, como o já conhecido Invisalign, passando pelas próteses dentárias, vulgarmente denominadas de dentaduras ou placas, passando ainda por implantes dentários, facetas ou branqueamentos dentários, na Smile.up são várias as opções de tratamento que lhe garantimos com sucesso e que vão tornar o seu sorriso no melhor do mundo.



Scroll to Top