Peridontite ou doença gengival – causas, sintomas e tratamento

8 Março, 2021
Peridontite ou doença gengival – causas, sintomas e tratamento

O que é a Periodontite ou doença gengival?

A periodontite ou doença gengival é uma doença que resulta de um quadro de gengivite que está associada à inflamação crónica das gengivas e à perda dos tecidos que suportam os dentes, nomeadamente do osso alveolar (Gengivite e periodontite – qual a diferença?).

Causas

A inflamação é essencialmente provocada pela falta de higiene ou má higiene oral conduzindo à acumulação de bactérias nos tecidos da cavidade oral, na zona da gengiva.

Contudo, podem existir outras causas associadas, como o mau posicionamento dos dentes, cáries dentárias, restaurações dentárias mal realizadas, certos medicamentos, determinadas próteses dentárias ou aparelhos mal-adaptados, má alimentação, respirar pela boca e infeções da cavidade oral.

Se não for diagnosticada a tempo, a periodontite pode destruir as estruturas das gengivas, levando à mobilidade dentária e perda de dentes.

A periodontite está associada a uma maior probabilidade de desenvolver problemas cardiovasculares, uma vez que as proteínas inflamatórias e as bactérias presentes no tecido periodontal penetram na corrente sanguínea provocando alterações a nível do sistema cardiovascular.

Um estudo recente parece demonstrar uma correlação entre a periodontite e o aumento do risco de agravamento da infeção por Covid-19, incluindo o aumento do risco de morte.

Gengivas e Saúde oral, entrevista com a Dra. Carla Lorigo, médica dentista na Smile.up

Sintomas

Na maioria dos casos, a periodontite ou doença gengival não apresenta sintomas, daí a importância de fazer consultas regulares com o médico dentista de seis em seis meses. No entanto, existem alguns sinais de alerta:

  • Retração das gengivas
  • Mau hálito persistente
  • Sangramento das gengivas durante a escovagem dos dentes
  • Dor nas gengivas
  • Pus entre o dente e a gengiva
  • Dentes a abanar

Como tratar e prevenir a periodontite ou doença gengival?

Para tratar a periodontite é essencial recorrer a um médico dentista para fazer um diagnóstico que lhe permite avaliar o estado da doença. Sendo que quanto mais cedo consultar o médico dentista, mais fácil será impedir o agravamento da doença.

Em casos mais graves, poderá ser necessário recorrer a uma cirurgia para garantir a limpeza de zonas mais profundas. Contudo, o tratamento não permite recuperar o osso perdido.

Em todo o caso, a melhor forma de prevenir a periodontite é adotar bons hábitos de higiene oral. Lave os dentes de forma rigorosa e cuidada pelo menos três vezes ao dia, com uma escova e pasta de dentes apropriadas e uso de fio dentário ou escovilhão. Deve garantir que todas as superfícies dos dentes são devidamente higienizadas.

Faça consultas de avaliação de 6 em 6 meses para que o médico dentista possa avaliar o seu estado de saúde oral e detetar a periodontite com a antecedência necessária, evitando complicações futuras.

Visite uma das nossas mais de 50 Clínicas Dentárias Smile.up espalhadas por todo o país e tire as suas dúvidas e peça uma avaliação do seu caso. Pode também entrar em contacto pelo 800 100 222.

Veja também

Marque Consulta