Placa bacteriana e tártaro: diferenças e como remover

3 Dezembro, 2021
Placa bacteriana e tártaro: diferenças e como remover

Chegados ao médico dentista, muitos pacientes perguntam qual a diferença entre placa bacteriana e tártaro. Até podem parecer idênticos, mas têm diferenças e é importante percebê-las para identificar antecipadamente futuros problemas. Sendo o sorriso e a saúde oral tão importantes para a nossa saúde e bem-estar, nada como estar atento a todos os sinais do seu corpo, identificando atempadamente alterações significativas no seu estado de saúde.

É sabido que uns dentes bonitos e saudáveis melhoram visivelmente a nossa autoestima, sendo que ter uma boca saudável é essencial para a nossa saúde geral. Cuidar dos dentes pode prevenir desde problemas gástricos a dores de cabeça, apneia do sono e outros problemas de saúde adjacentes, nomeadamente à acumulação exagerada de placa bacteriana ou tártaro.

Para evitar problemas de maior, nada como visitar regularmente o seu médico dentista. Os profissionais da Smile.up são especializados para qualquer que seja o seu problema, fazendo uma avaliação de saúde oral extensa e personalizada e adaptando a melhor solução para o seu caso específico.

Placa bacteriana e Tártaro – diferenças e como tratar

De uma forma resumida, a acumulação significativa de placa bacteriana pode resultar no aparecimento de problemas como cáries dentárias e até doença das gengivas, como gengivites e periodontites (que, por sua vez, não sendo tratadas podem levar à perda de dentes). Já o tártaro nos dentes resulta de uma placa bacteriana calcificada.

Placa bacteriana

Smile.up - Paciente com placa bacteriana

Paciente com placa bacteriana

A placa bacteriana é uma película pegajosa e sem cor que se acumula de forma natural nos nossos dentes. Esta placa, assim como o nome indica, é feita de bactérias que se vão juntando ao longo do dia, especialmente ao longo da linha da gengiva, num período médio de quatro a 12 horas após a escovagem dos nossos dentes.

Quando ingerimos certos tipos de alimentos, como os doces, esses açúcares juntam-se às bactérias da placa e libertam ácidos que corroem o esmalte dos dentes, causando a sua deterioração. Por sua vez, este processo pode originar cáries, periodontites ou gengivites.

Escovar corretamente os dentes, pelo menos duas vezes ao dia, bem como usar de forma diária o fio dentário são essenciais para prevenir o aparecimento deste tipo de problemas. Se esta placa não for bem higienizada, acaba por endurecer, calcificar e tornar-se em tártaro.

Tártaro

Smile.up - Paciente com tártaro

Paciente com tártaro

O tártaro é uma espécie de depósito duro, quase como que uma crosta, que fica depositada nos dentes e tem uma coloração diferente dos mesmos.

O tártaro dentário acaba por se formar quando a placa bacteriana residual na superfície dos dentes reage às substâncias presentes na saliva, ou seja, é uma mineralização da placa bacteriana. Enquanto a placa bacteriana pode ser higienizada, o tártaro só irá ser removido em ambiente de consultório, com um médico dentista ou higienista especializado. A única forma de prevenção da criação do tártaro é mesmo a correta higiene oral diária.

Ter atenção à alimentação, fazer uma correta higienização da boca, estar atento aos sinais e visitar o seu médico dentista de forma regular são pilares fundamentais para garantir o seu bem-estar e a saúde e vitalidade dos seus dentes.

A Smile.up conta com uma equipa de profissionais experientes, preparados para lhe oferecer as melhores soluções do mercado com preço-qualidade, rigor e experiência técnica. Implantes dentários, tratamentos de cáries, controlo da placa bacteriana, aparelhos dentários desde os convencionais aos invisíveis, como o Invisalign, são alguns dos tratamentos disponíveis nas clínicas dentárias Smile.up, para que a sua saúde dentária esteja sempre em dia.

Facilidades de pagamento, horários alargados, tecnologia de última gama e profissionais especializados em todas as áreas são respostas que as Clínicas Smile.up. Agende uma consulta de avaliação oral na Smile.up numa das nossas 60 Clínicas Dentárias Smile.up espalhadas por todo o país.

Veja também

Marque Consulta