Política de Devoluções Smile.up

Data última revisão:  17 de Junho de 2024

Na Smile.up, trabalhamos para lhe oferecer os melhores serviços e produtos, aos melhores preços. No entanto, caso não se sinta completamente satisfeito, poderá efetuar a devolução do produto adquirido, de acordo com as condições desta Política, a saber: 

1. Devolução por Desistência

O utilizador dispõe de um período de reflexão de 14 dias após a data da entrega do produto, período, durante o qual, pode proceder livremente à sua devolução, desde que se verifiquem respeitados os requisitos previstos no Ponto 1.1 Condições para a Devolução.

1.1 Condições para a devolução

Pode devolver qualquer produto adquirido à Smile.up. Excetuam-se os produtos de higiene, de cuidados ou uso pessoal, sempre que o invólucro do artigo e/ou dos acessórios tenha sido violado. Este tipo de produtos, devido às suas características especiais, não podem ser devolvidos depois de abertos, por razões de higiene e de salvaguarda da saúde pública, salvo quando apresentarem notória anomalia técnica. Enquadram-se nestas categorias as escovas de dentes elétricas, as suas recargas e os irrigadores orais. 

Os produtos devolvidos e não excluídos pelo ponto anterior, só serão aceites pela Smile. Up, no caso de, no momento da sua devolução, cumprirem, imperativamente, os seguintes requisitos:

  • O produto não tenha sido utilizado ou adulterado;
  • O produto mantenha as suas características originais e a embalagem esteja intacta;
  • O produto esteja completo e devidamente acondicionado na embalagem original, com o invólucro (película de origem) dos acessórios e do artigo intacto (não se esqueça de incluir, dentro da caixa, as respetivas instruções e acessórios).

Sendo, a devolução ou troca do artigo aceite pela Smile.up e haja lugar à compensação do consumidor/comprador/paciente, mediante reembolso, este só será devido quando o produto esteja em condições de poder ser revendido pela Smile.up, estando, por isso, em condições de ser adquirido por outro Cliente, aferindo-se esse requisito, considerando a pré-disposição individual da parte de quem devolve o produto, em adquiri-lo, caso nisso tivesse um interesse sério.

1.2 Como se processa a devolução

Para iniciar o processo de devolução o paciente deve:

  • Dirigir-se a uma clínica Smile.up;
  • Apresentar a fatura de compra do seu produto;
  • Efetuar a devolução até 14 dias após a data da entrega do produto;
  • O produto devolvido deve respeitar na íntegra os critérios definidos no ponto 1.1 desta política; 
  • Apresentar Comprovativo de IBAN, a fim de habilitar a Smile.up a proceder à transferência bancária de reembolso, para a conta do consumidor/comprador/paciente, no caso de a ele haver lugar, que ocorrerá nos 15 dias úteis seguintes à data de devolução do equipamento.

A Smile.up analisará as condições do artigo e reserva-se o direito de rejeitar a sua devolução, caso as condições previstas neste ponto não se verifiquem. 

2. O que é o Direito de Rejeição? 

É o direito do paciente poder solicitar a imediata substituição (troca) do produto quando o defeito se manifesta no prazo de 30 dias após a entrega do artigo. Caso o paciente proceda à troca do produto por defeito e receba um novo equipamento, a data de garantia renova-se. Para exercer este direito, é necessário apresentar a fatura (legível) de compra do produto.

3. Devolução por defeito/falha do produto. Garantia. 

Para acionar a garantia, é necessário anexar o comprovativo de compra, designadamente a fatura (legível) de compra.

O prazo da garantia é de 3 anos, iniciando-se a contagem do prazo para efeitos de garantia a partir da data que consta da fatura de compra, período, durante o qual, são cobertos todos os defeitos que comprovadamente se verifique serem de fabrico.

A garantia não inclui:

  • deficiências causadas por negligência, (indícios de) má utilização do artigo ou utilizações indevidas (diferentes das indicadas nos manuais de utilização);
  • tentativas de reparação não autorizadas;
  • deficiências causadas por instalações / montagem incorretas;
  • deficiências causadas pelo não cumprimento das instruções de limpeza e manutenção recomendadas;
  • materiais sujeitos a desgaste pelo seu uso normal.

Serão aceites como tendo defeito todos os equipamentos/produtos que não se encontrem excluídos pelos pontos anteriores e cuja resolução do ou dos problemas tenha sido tentada e testada nos termos do Manual do Utilizador que acompanha o equipamento/produto.

Após a entrega do equipamento em qualquer clínica Smile.up, o mesmo será remetido para os serviços centrais para averiguação do problema manifestado e na sequência do pedido de ativação de garantia.

Este processo, no máximo, demorará 30 dias. No decorrer deste prazo será emitido parecer técnico, sendo o consumidor/comprador/paciente, informado, de imediato, das soluções plausíveis, a saber:

  • Se a avaria se deu com evidência de mau uso, queda, impacto ou outro motivo que implique a utilização errada ou inadequada do equipamento/produto, a garantia não será acionada por não cumprir os requisitos exigidos para o efeito;
  • Na eventualidade do equipamento apresentar algum defeito ou anomalia alheia à utilização, será entregue um novo equipamento, em substituição, dentro do prazo, já referido, de 30 dias, que deverá ser recolhido na clínica dentro dos 15 dias após a notificação de disponibilização do mesmo. Neste caso, a garantia reinicia o seu prazo, renovando-se pelo referido período de três anos.

4. Devolução por falha/erro de envio da encomenda

Se receber um produto que não corresponde ao que comprou, é possível que se trate de um erro do armazém do fornecedor, dos serviços centrais Smile.up ou de um cruzamento de etiquetas por parte da empresa de transportes. Se for o caso, tem um prazo de 14 dias para solicitar à clínica a troca pelo artigo correto. 

5. Prazo para a reparação ou substituição do produto ou equipamento? 

A reparação ou substituição (troca) de um produto ou equipamento é de 30 dias, salvo nos casos em que a natureza e complexidade quer da reparação, quer dos equipamentos / produtos, a gravidade da falta de conformidade e o esforço necessário para a conclusão da reparação ou troca justifiquem um prazo superior. Neste caso o consumidor/comprador/paciente é informado do prazo previsto para a entrega ou reparação do artigo e da justificação para a necessidade de prorrogação do prazo. 

6. Proteção de dados

Por favor, consulte a nossa Política de Privacidade para saber como tratamos e protegemos os seus dados pessoais.

7. Contacto para Informações Adicionais

Para esclarecimentos adicionais deverá apresentar as suas dúvidas para o seguinte endereço de e-mail: qualidade@smileup.pt

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