Previna as cáries com o Tratamento Zero Cáries

23 Fevereiro, 2021
Previna as cáries com o Tratamento Zero Cáries

A cárie dentária é uma infeção provocada pela presença de bactérias que podem originar a destruição parcial ou total do dente e uma das doenças orais mais frequentes, atingindo 90% da população portuguesa.

Causas das cáries

Uma higiene oral inadequada e uma alimentação desequilibrada, rica em açúcares, facilitam o aparecimento de bactérias, podendo, em alguns casos, provocar uma infeção extensa que pode ter consequências graves para a saúde do paciente.

O processo de formação de cárie é lento. Na fase inicial, não são detetados quaisquer sintomas significativos, só o aparecimento de uma mancha branca ou castanha na superfície do esmalte que, com o tempo, se torna numa pequena cavidade.

As cáries começam a provocar dor já numa fase mais avançada, quando a infeção chega à dentina. Associados à dor, existem também outros sintomas como mau hálito ou aumento da sensibilidade dentária.

Nem todos os dentes são afetados da mesma forma por esta doença, sendo os molares e os pré-molares os que se encontram mais suscetíveis ao seu aparecimento, muito devido à sua anatomia e à facilidade de acumulação de restos de alimentos.

Tratamento das cáries

Para tratar uma cárie o dentista precisa limpar toda a parte infetada até ficar apenas o dente saudável. Os dentes que sofram de cáries dentárias, terão de ser restaurados, sendo que a restauração pode ser feita com resinas compostas, que dão uma aparência natural ao dente, ou ainda com uma amálgama de prata (liga metálica).

Nos casos em que o dente já está muito danificado devido à infeção pode ter de ser desvitalizado ou removido. Caso o dente tenha de ser removido é recomendada a colocação de implantes dentários, como substitutos desses dentes.

Previna as cáries com o tratamento Zero Cáries

A prevenção das cáries dentárias é essencial para evitar problemas futuros de saúde oral mais sérios. Experimente o tratamento completo para a prevenção de cáries: Zero Cáries – Tripla Ação, que consiste em 3 passos:

  1. Limpeza profissional dos dentes e aplicação de um jato idêntico ao bicarbonato, mas menos abrasivo e agressivo para as gengivas
  2. Tratamento de fluoretação e aplicação de um verniz que vai selar a estrutura dentária e proteger os dentes durante mais tempo (aplicação de selantes)
  3. Elaboração de um plano de manutenção com uma pasta dentífrica especial para ser usada em casa ao longo do tratamento.

O tratamento Zero Cáries da Smile.up vai ajudar a manter o sorriso saudável e bonito por mais tempo, evitando o aparecimento de cáries. Como diz o nosso ditado ‘mais vale prevenir, que cariar’!

Visite uma das Clínicas Dentárias Smile.up espalhadas por todo o país e tire as suas dúvidas, avaliando o seu caso.

Veja também

Marque Consulta