Prótese removível – vantagens e desvantagens

smileup-proteses-dentarias-vantagens-desvantagens

As próteses removíveis são uma solução de reabilitação oral muito procurada pelos portugueses que tem falta de dentes. Contudo, tal como as próteses dentárias fixas, as próteses removíveis precisam de uma manutenção regular para se conservarem por um longo período de tempo.

A Smile.up reuniu algumas vantagens e desvantagens desta solução, apresentando tratamentos mais inovadores, como os implantes dentários unitários ou os implantes dentários com carga imediata, para que se sinta informado para tomar decisões sobre a sua saúde oral. Recorde-se, no entanto, que cada caso é um caso e o seu médico dentista deverá avaliar a sua situação, de forma a adaptar o tratamento às suas necessidades.

As próteses removíveis podem dividir-se em duas categorias: próteses dentárias totais (a vulgar dentadura ou placa), que se seguram através do vácuo no céu-da-boca, como é o caso das acrílicas; e próteses dentárias parcialmente removíveis, que se imobilizam através de ganchos nos dentes, como é o caso das esqueléticas.

Vantagens das próteses dentárias removíveis

Preço

No que diz respeito preço, as próteses removíveis acabam por ser mais vantajosas na medida em que são mais económicas. No entanto, podem nem sempre ser a melhor solução para cada paciente, sendo necessário tomar uma decisão de forma segura e informada, avaliando especificamente o seu estado de saúde oral, preferências e até rotinas.

A curto prazo, esta acaba por ser uma solução mais económica, no entanto, a longo prazo pode não ser a mais indicada, uma vez que a manutenção e ajustes necessários encarecem o tratamento. Assim, a necessidade de ajustes frequentes acaba por se tornar também numa desvantagem, obrigando a trocar de próteses entre quatro ou cinco anos.

Limpeza das próteses

A limpeza das próteses dentárias é fundamental para garantir a sua saúde oral. Sendo as próteses dentárias removíveis dispositivos que permitem a substituição dos dentes perdidos, deve tratá-las tal e qual com o cuidado dos seus dentes naturais – se não mais – para garantir a eficácia do tratamento e também a durabilidade do mesmo.

Para além da higienização, existem outros comportamentos importantes para preservar as próteses dentárias, fazendo a sua correta manutenção. Como fazer a manutenção das próteses removíveis?

Prótese Removível

Desvantagens

Insegurança na mastigação

Sendo removível, existe probabilidade da mastigação se tornar mais insegura, provocando alguns contratempos a comer e até a falar. Recorde-se que esta solução não é 100% igual aos dentes naturais.

Processo de adaptação

Ao contrário das técnicas com próteses dentárias fixas, na técnica removível é preciso um período de adaptação que varia de paciente para paciente, uma vez que é um objeto externo totalmente estranho ao corpo. Gengivas doridas ou dores durante a mastigação são alguns problemas possíveis que, por sua vez, se não forem vistos e tratados de imediato, podem acelerar o processo de reabsorção óssea que ocorre após a extração dos dentes (quando é necessário). É preciso estarmos atentos ao nosso corpo e à forma como ele reage a todo este processo.

Novas soluções de reabilitação oral

São cada vez mais as pessoas que em Portugal sofrem de falta de dentes. De facto, segundo a Ordem dos Médicos Dentistas, mais de metade da população portuguesa tem falta de dentes naturais e, na maior parte dos casos, não tem dentes de substituição.

Torna-se, assim, importante perceber que a falta de dentes é algo a evitar não apenas devido à nossa saúde oral como também geral, dado que origina problemas de saúde física, provocando, por exemplo, o desalinhamento do resto dos dentes, cáries ou dificuldades na mastigação dos alimentos. A falta de dentes também tem impacto na nossa saúde emocional, causando mal-estar e perda de autoestima.

As placas ou dentaduras foram, até alguns anos, a única solução apresentada para devolver sorrisos aos portugueses. No entanto, a evolução tecnológica permitiu apresentar outras soluções mais permanentes, como é exemplo dos implantes dentários.

Implantes Dentários

Os implantes dentários são dispositivos médico-cirúrgicos que são aparafusados ao osso do paciente com o intuito de substituir de raiz o dente ausente. Estes podem servir para substituir apenas um dente (implante unitário), um conjunto de dentes ou uma arcada completa (aliado a uma prótese dentária fixa) como o cada vez mais conhecido All-On-4®.

Tanto as próteses dentárias como os implantes dentários têm vantagens e desvantagens, sendo que a indicação de cada um destes tratamentos deve ser feita por um médico dentista especialista, tendo em conta todos os detalhes do caso clínico de cada paciente.

All-On-4® ou Carga Imediata

E se a falta de osso é um problema que o assusta e que lhe faz pensar que é impossível ter uma solução fixa, pois desengane-se. A falta de osso ou perda óssea na nossa dentição, principalmente na zona maxilar, é uma das razões mais frequentes que impossibilitam várias pessoas com falta de dentes a recorrer à colocação de implantes dentários, tendo assim que recorrer a soluções removíveis.

A técnica All-On-4® (ou Carga Imediata) vem oferecer a hipótese de ter uma prótese fixa, dado que existe a colocação de quatro implantes dentários na zona mais anterior dos maxilares, escapando assim a zonas onde possa já não existir osso.

A Smile.up conta com uma equipa de profissionais experientes, preparados para lhe oferecer as melhores soluções do mercado com preço-qualidade, rigor e experiência técnica. Implantes dentários, tratamentos de cáries, controlo da placa bacteriana, aparelhos dentários desde os convencionais aos invisíveis, como o Invisalign®, são alguns dos tratamentos disponíveis nas clínicas dentárias Smile.up, para que a sua saúde dentária esteja sempre em dia.

Agende uma consulta de avaliação oral na Smile.up numa das nossas mais de 60 Clínicas Dentárias Smile.up espalhadas por todo o país.



Scroll to Top