Próteses ou Implantes Dentários? Saiba as diferenças

8 Fevereiro, 2021
Próteses ou Implantes Dentários? Saiba as diferenças

Próteses ou implantes dentários? Saiba tudo sobre estes tratamentos de reabilitação oral

São cada vez mais as pessoas que em Portugal sofrem de falta de dentes. De facto, segundo a Ordem dos Médicos Dentistas, mais de metade da população portuguesa tem falta de dentes naturais e na maior parte dos casos não tem dentes de substituição.

Assim torna-se importante perceber que a falta de dentes é algo a evitar na vida de cada um, dado que origina problemas de saúde física, provocando, por exemplo, o desalinhamento do resto dos dentes, cáries, bem como dificuldades na mastigação dos alimentos. A falta de dentes também tem impacto na nossa saúde emocional, causando mau estar e perda de autoestima.

Como solução para a dentição incompleta temos dois tipos de tratamento diferentes: Próteses e Implantes dentários.

Próteses Dentárias

As próteses dentárias podem ser fixas quando aliadas a implantes dentários, semifixas ou removíveis, sendo estas vulgarmente conhecidas como placa ou dentadura. Esta solução acaba por ser um componente artificial que tem como objetivo colmatar a ausência de peças dentárias, podem ser aplicadas numa boca sem dentes, sobre dentes ou sobre implantes.

Implantes Dentários

Já os implantes dentários são dispositivos médico-cirúrgicos que são aparafusados ao osso do paciente com o intuito de substituir de raiz o dente ausente, podem servir para substituir apenas um dente, um conjunto de dentes ou uma arcada completa (aliado a uma prótese dentária).

Tanto as próteses dentárias como os implantes dentários têm a si aliadas vantagens e também desvantagens, sendo que a indicação de cada um destes tratamentos deve ser feita por um médico dentista, tendo em conta todos os detalhes do caso clínico.

Analise o seu caso e descubra mais sobre estes tratamentos de reabilitação oral, agende uma consulta de avaliação na clínica dentária mais perto de si!

Veja também

Marque Consulta