Qual a idade mais indicada para levar o meu filho ao dentista?

1 Junho, 2021
Qual a idade mais indicada para levar o meu filho ao dentista?

Os problemas dentários podem surgir bastante cedo, como a formação de cáries nos dentes que estão a nascer, pelo que se recomenda que leve o seu filho ao dentista para a primeira consulta de saúde oral quando nascerem os primeiros dentes, normalmente entre os 6 meses e 1 ano de idade.

Para além disso, começar a frequentar o dentista desde cedo contribui para que a criança se familiarize com o ambiente de consultório e possa, no futuro, ter o hábito saudável de marcar consultas regulares no dentista.

Contudo, é normal que, na primeira consulta ao dentista, haja algum medo, receio e ansiedade por parte da criança. Mas não se preocupe! O médico dentista tem uma formação específica para lidar com os receios da criança, transformando a consulta numa experiência positiva, agradável e até mesmo divertida.

A primeira consulta consiste na realização de avaliações simples de forma a analisar a saúde oral do bebé e o desenvolvimento dos dentinhos. No final, o médico fará uma conversa com os pais para orientá-los na forma como devem realizar a higienização oral do bebé, e qual a escova e pasta de dentes adequadas para o seu tipo de dentição.

O médico dentista vai também aconselhar sobre o que fazer caso o bebé comece a sentir dores e incómodos quando os dentes estão a nascer.

O que é a Odontopediatria?

A Odontopediatria é a área da medicina dentária que estuda e se dedica à saúde oral de bebés, crianças e adolescentes (até aos 15 anos).

Esta área da medicina dentária procura fazer o acompanhamento do desenvolvimento dos dentes de leite do bebé para assegurar a função fonética e mastigatória, mas também para prevenir e diagnosticar futuros problemas, garantindo que a criança chega à idade adulta com uma boa saúde oral. O profissional está preparado para conquistar a confiança de bebés, crianças e jovens, mesmo que já tenham tido más experiências em consultas anteriores.

Tratamentos dentários para crianças

Apesar de alguns tratamentos serem semelhantes aos dos adultos, a Odontopediatria oferece tratamentos exclusivos tendo em conta as especificidades das faixas etárias em questão:

  • Acompanhamento Ortodôntico Preventivo
  • Tratamento de Cáries
  • Aplicação Tópica de Flúor
  • Aplicação Tópica de Selantes
  • Orientação sobre Saúde Oral
  • Controlo da Placa Bacteriana

Após levar o seu filho ao dentista pela primeira vez, o médico vai dizer qual deve ser a próxima ida e a periodicidade das consultas. Em geral as consultas, são realizadas de seis em seis meses.

Odontopediatria na Smile.up

São várias as clínicas Smile.up que estão equipadas com um espaço dedicado ao segmento Kids, um espaço lúdico-pedagógico dedicado exclusivamente aos pacientes mais novos, onde estes poderão aguardar de forma divertida pelo momento da consulta. Nas imagens o Espaço Kids da clínica dentária do Campo Alegre, no Porto, um consultório lúdico-pedagógico dedicado exclusivamente aos mais novos. 

A Smile.up conta com uma equipa de profissionais experientes, preparados para lhe oferecer as melhores soluções do mercado com preço-qualidade, rigor e experiência técnica.

Tratamentos de cáries, controlo da placa bacteriana, aparelhos dentários desde os convencionais aos invisíveis, como o Invisalign, são alguns dos tratamentos disponíveis nas clínicas dentárias Smile.up. Agende uma consulta de avaliação oral na Smile.up numa das nossas 60 Clínicas Dentárias Smile.up espalhadas por todo o país.

Veja também

Marque Consulta