Saiba como tratar do aparelho dentário em casa

20 Março, 2020
Está de quarentena? Saiba como tratar do aparelho dentário em casa

Má higiene do aparelho dentário tradicional pode causar cáries e infeções

Smile.up dá-lhe dicas para que possa tratar devidamente do aparelho em casa, evitando o aparecimento de cáries, doenças e infeções.

O aparelho dentário tem vantagens estéticas e funcionais que vão possibilitar melhorar a qualidade de vida, no entanto o aparelho dificulta a escovagem correta dos dentes, podendo originar cáries, doenças e infeções quando não são tomadas as devidas precauções.

Escove bem os dentes e a língua

Use uma escova adequada ao seu tipo de dentição e escove suavemente dos dentes durante, pelo menos, dois minutos. E não se esqueça de lavar a língua, que é onde se acumula a maior parte dos resíduos com bactérias. No fim, use o elixir oral para eliminar por completo as bactérias.

Utilize a escova correta

A escova convencional é sempre uma boa opção. Contudo, pode optar por uma escova ortodôntica ou de cerdas macias para ter uma maior eficácia.

Procure trocar a escova de 3 em 3 meses.

Use escovilhão e fio dentário

O escovilhão e fio dentário são essenciais para limpar as partes da boca que a escova não consegue alcançar. Estes instrumentos eliminam bactérias e pedaços de comida que permanecem mesmo após a escovagem dos dentes.

Tenha cera ortodôntica

Se sentir que o aparelho está a causar dores ou a fazer fricção na boca, coloque cera ortodôntica. Ajuda no alívio das dores evitando aftas e outros pequenos ferimentos.

Cuidado com a alimentação

Tenha atenção a alimentos duros ou que se prendam facilmente no aparelho. Estes alimentos podem mover e até mesmo partir o aparelho, desviando a posição das braquetes e dificultando o tratamento.

Adote uma alimentação saudável e evite doces e guloseimas. O açúcar pode comprometer a eficácia do tratamento de ortodontia pois causa cáries, infeções e inflamações nos dentes.

Estas dicas vão promover a sua saúde oral e beneficiar um tratamento rápido e eficaz. Quando tirar o aparelho, terá um sorriso alinhado, bonito e saudável.

As clínicas dentárias Smile.up estão atualmente em Serviços Mínimos. Recorra às nossas Clínicas apenas em casos urgentes e inadiáveis: situações de dor, infeção ou traumatismos.

Use o site ou telefone (Linha Smile.up 800 100 222) para resolver outros assuntos ou esclarecer alguma dúvida.

Veja também