Saúde oral e doenças do coração

Saúde oral e doenças do coração

A nossa boca abriga até 50 bilhões de bactérias, que junto com o resto dos alimentares, formam uma placa bacteriana que precisa ser removida diariamente. Caso não exista uma escovação diária e utilização de fio dentário, a placa calcifica, criando o tártaro.

A placa bacteriana e o tártaro podem-se transformar em cáries, gengivite (inflamação da gengiva) e periodontite (inflamação dos ligamentos e ossos que dão suporte aos dentes). E é aí que podem surgir as doenças do coração.

Por meio das feridas causadas pela gengivite e periodontite (leia também Gengivite e periodontite – qual a diferença?), as bactérias da boca entram corrente sanguínea. Quando alcançam o coração, podem afetar válvulas lesionadas e provocar doenças, como a endocardite bacteriana, aterosclerose (artérias entupidas), arritmia, acidente vascular cerebral (AVC) e enfarte.

O que é a endocardite bacteriana

Essa doença consiste na infeção do endocárdio, que é o revestimento interno do coração, provocada por vermes e bactérias. A endocardite surge quando as bactérias vindas da boca chegam à corrente sanguínea, e se deslocam até o coração. Uma vez nesse órgão, elas se ligam ao tecido ou válvulas, desencadeando a doença. Febre e calafrios, dor muscular e nas articulações, cansaço sem motivo aparente e sangue na urina são alguns dos sintomas.

Má higiene oral e outras doenças associadas

A inflamação das gengivas pode causar a migração de bactérias da boca para o cérebro através da corrente sanguínea. Isto contribui para a degeneração neurológica que, a longo prazo, pode causar doenças como o Alzheimer.

O aumento da resposta inflamatória do organismo durante a gravidez, favorece o rompimento dos vasos sanguíneos nas gengivas e o aparecimento da gengivite e doença periodontal. Por sua vez, a periodontite está ligada a casos de partos prematuros e baixo peso nos recém-nascidos.

A diabetes reduz a resistência do corpo às infeções, o que faz com que o risco de infeções na gengiva aumente. Por seu lado, estas infeções podem causar o aumento dos níveis de açúcar no sangue e fazer com que a diabetes seja mais difícil de controlar.

As dores na boca ou a perda de dentes influenciam a capacidade de mastigação, podendo originar um descontrolo dos hábitos alimentares.

Sinais de alerta

Alguns sinais permitem perceber se existem problemas nas gengivas.

  • Gengivas vermelhas, inchadas ou doloridas;
  • Sangramento nas gengivas quando come, escova ou utiliza fio dentário;
  • Pus ou outros sinais de infeção à volta da gengiva e dos dentes;
  • Mau hálito frequente;
  • Sensação de ter os dentes moles ou afastamento dos outros dentes.

Como prevenir

Para prevenir doenças orais que podem comprometer o coração, deve escovar os dentes e a língua, no mínimo, três vezes ao dia, sobretudo após cada refeição. Não se esqueça de utilizar fio dentário diariamente e ir ao dentista pelo menos de seis em seis meses.

Além disso, para se ter um coração forte e saudável deve manter uma alimentação equilibrada, diminuindo as gorduras, o sal e açúcar, beber bastante água, controlar a tensão arterial e os níveis de colesterol.

Como lavar os dentes corretamente

Uma boa escovação dos dentes deve durar, no mínimo, dois minutos. Coloque metade da escova junto do dente, a outra metade na gengiva, a um ângulo de 45°. Comece com movimentos circulares pequenos. Além dos movimentos circulares, passe com a escova de baixo para cima para eliminar a placa dentária.

Limpe por completo a parte da frente dos dentes superiores e inferiores desta forma. Em seguida, lave os molares com movimentos circulares. Para terminar, lave todos os dentes e os espaços entre os dentes. Não se esqueça de lavar a língua, utilizar fio dentário e elixir oral.

Procure utilizar escovas de cerdas macias (ideal para remoção de placa bacteriana e restos de alimentos) e com cabeças menores, pois elas alcançam melhor todas as regiões da boca. Troque a escova a cada três meses (ou quando perceber que ela está desgastada) e após alguma gripe ou constipação para evitar uma nova contaminação por bactérias que aderem as cerdas.

Uma boa higiene oral e visitas periódicas ao dentista são a melhor maneira de se proteger.

Visite uma das nossas Clínicas Dentárias Smile.up. Garantimos facilidades de pagamento, horários alargados, tecnologia de última gama e profissionais especializados em todas as áreas da Medicina Dentária, como a ImplantologiaOrtodontia, Periodontologia e Odontopediatria.

 



Scroll to Top