Tem falta de dentes? Marque já uma consulta dentária

7 Setembro, 2021
Tem falta de dentes? Marque já uma consulta dentária

De acordo com os dados obtidos pelo mais recente Barómetro de Saúde Oral, em 2019 quase 70% da população portuguesa tinha falta de dentes naturais e perto de 10% dos portugueses tinha falta de todos os dentes.

A falta de dentes tem consequências a nível estético, funcional, emocional e mental.

Consequências da falta de dentes

Quanto ao nível funcional, a falta de dentes pode causar:

  • má nutrição, por ser mais complicado de mastigar os alimentos sem a dentição completa
  • gengivite,
  • dores de cabeça, uma vez que as articulações Tempera Mandibulares são responsáveis pelo movimento de abrir e fechar a boca;
  • perda de osso,
  • sensibilidade dentária,
  • cáries,
  • e/ou perda de outros dentes.

Relativamente ao nível emocional e psicológico, a falta de dentes pode causar baixa autoestima, o que dificulta a comunicação interpessoal e promove o isolamento, fazendo com que se procure ajuda psiquiátrica ou medicação auxiliar.

Tratamentos para a falta de dentes

São vários os tratamentos dentários para tratar a falta de dentes. Deixe de ser desdentado e marque já a sua consulta na Smile.up.

Implantes Dentários

Quando há falta de dentes, o recurso a implantes dentários (Implantes dentários: O que são e como funcionam) é a melhor solução de reabilitação. Os implantes dentários são um tratamento que lhe permite ganhar um novo sorriso, a função mastigatória e a qualidade de vida com rapidez e eficácia, para que possa sorrir com todos os seus dentes.

A colocação de implantes dentários, ou raízes artificiais, é uma técnica cada vez mais comum na medicina oral, embora ainda existam muitas pessoas que, por medo, receio ou falta de informação, acabam por não cuidar da sua saúde oral, permanecendo desdentadas ou com tratamentos desadequados à sua situação.

Os implantes dentários podem ser:

Implantes unitários

Um implante unitário é feito quando falta apenas um dente ao paciente. Este tipo de implantes pode ser o substituto ideal de outro tipo de tratamentos como próteses parciais removíveis ou uma ponte fixa. Isto porque este tipo de implantes funciona como um dente natural, dando um maior conforto e liberdade ao paciente.

Implantes com carga imediata (técnica All-On-4)

Os implantes dentários são colocados num número de 4 por maxilar, sendo possível reabilitar o sorriso do paciente de forma rápida. Estes implantes vão, posteriormente, suportar então a prótese dentária fixa, que é aparafusada– podendo ser, inicialmente, uma provisória (implantes dentários com carga imediata, que permite um novo sorriso em 24 horas).

Próteses Removíveis

Como o nome indica, estas próteses podem ser removidas da boca a qualquer momento e sem dificuldade.

Dentro das próteses removíveis, existem as:

Próteses Acrílicas

São as mais convencionais, vulgarmente conhecidas como dentaduras ou placas, e seguram-se na boca através do vácuo no céu-da-boca.

Próteses Esqueléticas

Prótese que é imobilizada através de ganchos metálicos.

Marque já uma consulta de avaliação oral na clínica dentária Smile.up mais perto de si e usufrua de um serviço de qualidade e rigor técnico com implantes dentários ao alcance de todas as bolsas.

A Smile.up conta com uma equipa de profissionais experientes, preparados para lhe oferecer as melhores soluções do mercado com preço-qualidade, rigor e experiência técnica. Coroas, pontes, implantes dentários unitários, implantes dentários com carga imediata, próteses removíveis (dentaduras ou placas), facetas, aparelhos dentários desde os convencionais aos invisíveis, como o Invisalign, são alguns dos tratamentos disponíveis nas clínicas dentárias Smile.up.

Agende uma consulta de avaliação oral na Smile.up numa das nossas 60 Clínicas Dentárias Smile.up espalhadas por todo o país e sorria com todos os dentes.

Veja também

Marque Consulta