Tratamento dentário All-on-4 – Perguntas e Respostas

8 Junho, 2021
tratamento all-on-4 perguntas

O tratamento dentário All-On-4 consiste na colocação de uma prótese fixa sobre implantes dentários que devolve o sorriso num dia. Esta solução permite voltar a comer os alimentos que gosta e sorrir com confiança, o que ajuda a aumentar a sua autoestima. Neste artigo de perguntas e respostas sobre o tratamento all-on-4 pode ver esclarecidas as suas dúvidas.

A falta de osso ou perda óssea, principalmente na zona maxilar, é uma das razões mais frequentes que impossibilitam várias pessoas com falta de dentes a recorrer à colocação de implantes dentários, tendo assim que recorrer a próteses removíveis (conhecidas por dentaduras ou placas).

A técnica All-On-4 (vulgarmente conhecida como Carga Imediata) vem oferecer a essas mesmas pessoas a hipótese de ter uma prótese fixa, dado que existe uma colocação de quatro implantes dentários (dois de cada lado) na zona mais anterior dos maxilares, escapando assim a zonas onde possa já não existir osso, é aí onde vai assentar uma prótese fixa completa.

Implantes dentários com carga imediata (tratamento All-On-4) devolvem o sorriso no próprio dia

Implantes dentários com carga imediata (tratamento All-On-4) devolvem o sorriso no próprio dia

O que é o tratamento All-On-4?

O tratamento All-On-4 consiste na colocação de uma prótese fixa sobre implantes dentários, que permite devolver o sorriso num dia.  A taxa de sucesso dos implantes dentários é de 98%, sendo, portanto, uma técnica eficaz de reabilitação oral. O conceito All-On-4 permite a pessoas desdentadas, com atrofia maxilar severa (perde de osso), a reabilitação com implantes sem recorrer a enxertos de osso.

Quais é que são as etapas do tratamento All-On-4?

Consulta de Avaliação

A consulta de avaliação serve para fazer o diagnóstico do seu caso e um plano de tratamento adequado. Na consulta fica definido onde vão ser colocados os implantes, bem como as características e dimensões para a construção da prótese.

Cirurgia de extração de dentes (se necessário) e colocação de implantes

Na cirurgia, é feita a extração de dentes, se necessário, e, de seguida, a colocação de quatro implantes dentários (dois de cada lado), colocados na zona mais anterior dos maxilares, escapando assim a zonas onde possa já não existir osso. Depois é colocada a prótese fixa completa. O paciente está sob efeito de anestesia durante todo o processo, não sentindo dor.

Colocação da prótese

De seguida, é colocada uma prótese provisória sobre os implantes, anteriormente confecionada em laboratório. O paciente pode ficar até 6 meses com a mesma prótese, período em que acontece o processo de Osteointegração (união entre o osso e o implante dentário).

Prótese dentária definitiva

Após cerca de 6 meses o paciente terá uma nova consulta para colocar a prótese dentária definitiva.

O tratamento All-On-4 envolve dor?

Não necessita de ter receio por este tratamento envolver uma parte cirúrgica. Esta intervenção é cada vez mais simples e frequente, sendo realizada com materiais e técnicas em constante progresso, que facilitam não só o trabalho dos profissionais de medicina dentária, como o conforto dos pacientes. Aliando a medicação recomendada à anestesia local, este trata-se de um tratamento indolor.

Qualquer pessoa pode colocar implantes dentários com carga imediata?

Sim, até mesmo pessoas com perda óssea. No caso do seu osso já estar desgastado, com a evolução da medicina dentária existem soluções para contornar este problema (por exemplo o recurso a implantes longos).

Como é que se faz a manutenção da prótese?

Colocar implantes dentários com carga imediata (com a técnica All-On-4) significa poder voltar a comer, rir e sorrir com confiança. Se já passou por este processo, não deite fora o que atingiu até aqui.

  • Escove os dentes pelo menos 3 vezes por dia
  • Utilize uma máquina de jato de água para obter melhor higienização
  • Utilize elixir oral
  • Escove muito bem todas as regiões da boca incluindo a língua, as gengivas e o céu-da-boca
  • Utilize uma escova macia e não faça muita pressão
  • Utilize uma pasta de dentes aconselhada pelo seu dentista

Para avaliar se os implantes dentários com carga imediata ou All-On-4 são a melhor solução para seu sorriso, o ideal é consultar um médico dentista especialista neste tratamento. A Smile.up conta com uma equipa de profissionais experientes, preparados para lhe oferecer as melhores soluções do mercado com preço-qualidade, rigor e experiência técnica.

Implantes dentários com carga imediata ou All-On-4, Coroas, pontes, implantes dentários unitários, próteses (dentaduras ou placas), facetas, aparelhos dentários desde os convencionais aos invisíveis, como o Invisalign, são alguns dos tratamentos disponíveis nas clínicas dentárias Smile.up. Agende uma consulta de avaliação oral na Smile.up numa das nossas 60 Clínicas Dentárias Smile.up espalhadas por todo o país.

Veja também

Marque Consulta