Traumatismo dentário – causas e tratamento

Traumatismo dentário – causas e tratamento

O traumatismo dentário, que pode envolver dentes partidos ou lascados, é mais comum em crianças ou adolescentes, mas também pode acontecer em idade adulta. Existem medidas que se podem adotar para evitar este tipo de problema. No entanto, quando acontece é imprescindível que seja visto, de forma imediata, por um dentista, para que o problema seja diagnosticado e tratado de forma correta.

O que é o traumatismo dentário?

O traumatismo dentário acontece quando existe uma lesão nos dentes ou nos tecidos ao seu redor (ligamento periodontal, gengiva e mucosa oral). Este problema verifica-se quando existe um impacto forte na boca, que pode acontecer em diferentes contextos:

  • Brincadeiras entre crianças – qualquer criança saudável tem um nível de energia elevado que, partilhando com outras crianças, resulta em atividades como correr, andas de patins ou saltar à corda que originam quedas acidentais e, consequentemente os traumatismos;
  • Prática desportiva – alguns desportos de contacto são fatores de risco para traumatismo dentário;
  • Acidentes de viação ou bicicleta – em qualquer idade podem resultar em lesões nos dentes;
  • Violência física – cenas de luta em que sejam recebidas pancadas na boca originam lesões dentárias;
  • Pré-existência de doenças – problemas de mobilidade, a epilepsia ou a hiperatividade são condições médicas onde existe um maior risco de quedas que podem provocar um traumatismo dentário;
  • Quedas;
  • Problemas dentários – tipos de má oclusão dentária, como o alinhamento dos dentes, a mordida cruzada, o prognatismo (dentes inferiores projetados para a frente dos superiores) e a mordida aberta aumentam a possibilidade de traumatismo dentário em caso de queda ou impacto.

Tipos de traumatismo dentário

Os traumatismos dentários manifestam-se de maneiras diferentes e com um nível de gravidade diferente:

  • Traumatismo na coroa dentária – a lesão acontece na parte do dente visível e, dependendo da gravidade, pode apenas afetar o esmalte ou fratura que expõe o tecido pulpar.
  • Traumatismo no ligamento periodontal – lesões que afetam os tecidos moles e que dão suporte ao dente. Nestes casos, pode verificar-se uma avulsão dentária (o dente sai da cavidade da boca).

Tratamento

Qualquer caso ou suspeita de traumatismo dentário, é necessário deslocar-se ao dentista, porque a rapidez do diagnóstico e tratamento melhora a situação e impede a fratura total do dente.

O dentista vai realizar uma radiografia da sua boca para perceber se o dente foi realmente danificado e é a partir desse momento que será determinado o nível de gravidade e o respetivo plano de tratamento.

As situações em que se dá a fratura na zona da coroa e raiz, tanto na horizontal como na vertical são consideradas de maior gravidade, pois envolvem o esmalte, a dentina, o cemento e também a polpa e para prevenir a morte da polpa ou uma infeção, será necessário remover o dente por completo. Nestes casos é necessária a colocação de um implante dentário (recomendamos a leitura do artigo Implantes dentários: fases do tratamento).

Visite uma das nossas Clínicas Dentárias Smile.up. Garantimos facilidades de pagamento, horários alargados, tecnologia de vanguarda e profissionais especializados em todas as áreas da Medicina Dentária, como a Implantologia, Ortodontia, Periodontologia e Odontopediatria.

Marque consulta online ou através do telefone 800 100 222.



Scroll to Top