O que é um branqueamento dentário?
O branqueamento dentário é um processo de oxidação dos pigmentos dos dentes, segundo o qual o agente/gel branqueador entra na superfície do dente e liberta moléculas que provocam a sua descoloração, tornando-os mais claros.
Que tipos de branqueamento existem?
Os branqueamentos dentários podem ser feitos de duas formas diferentes, porém, ambas as técnicas podem ser complementares, dependendo de cada caso. Pode optar por fazer o branqueamento:
Em casa, através da utilização de uma moldeira/goteira confecionada no consultório dentário à medida da boca do paciente. Esta serve para colocar o gel branqueador e depois colocar na boca. O gel tem uma duração aproximadamente de 4 horas. Deve ser utilizado todos os dias ou em dias alternados durante 7 a 15 dias.
No consultório, onde é colocado o gel diretamente sobre a superfície dentária que é ativado com uma luz e cada sessão dura 15 minutos. A quantidade de sessões necessárias varia de pessoa para pessoa.
Ambas as técnicas podem ser complementares. Quando utilizadas em conjunto, os efeitos mantêm-se por mais tempo. Ter em atenção que tanto uma como outra técnica exige a consulta com um Médico Dentista, pois podem levar a danos irreversíveis, tais como queimaduras na gengiva e hipersensibilidade extrema.
Todas as pessoas podem realizar um branqueamento?
De um modo geral, qualquer pessoa se pode submeter a um branqueamento dentário, mas há casos em que a intervenção não é aconselhada. Pessoas que têm alergias aos componentes do tratamento, grávidas e mulheres que amamentam, bem como crianças e jovens até aos 18 anos não devem submeter-se a este procedimento. O tratamento também é desaconselhado a pessoas que tenham dentes com cáries, desgastados ou com sensibilidade dentária.
Qual a duração do efeito de um branqueamento?
Geralmente, os branqueamentos dentários são procedimentos com uma eficácia bastante prolongada. Porém, há alguns hábitos que deve manter e evitar para que os dentes se mantenham naturais por mais tempo. Para isso deve:
- Não fumar. O tabaco é um dos principais responsáveis pelo escurecimento do esmalte dentário, tornando-o amarelo.
- Evitar alimentos pigmentados e ácidos, por exemplo, o vinho tinto, o café, o chá preto, o tomate, a beterraba ou a cenoura.
- Fazer uma boa higiene oral.
- Evitar elixires bucais coloridos.
Quem tem implantes e restaurações pode fazer um branqueamento?
O branqueamento dentário é apenas eficaz em dentes naturais devido à sua pigmentação, por isso, a cor dos dentes de quem tem implantes e restaurações só poderá ser alterada com a sua troca de modo a não prejudicar a estética oral.
É possível fazer branqueamento em dentes desvitalizados?
O recomendado aos pacientes que tenham dentes desvitalizados é que se submetam a um branqueamento interno, um procedimento que é feito em clínica que consiste na aplicação do agente clareador diretamente na câmara pulpar do dente – Neste caso, o efeito branqueador ocorre de dentro para fora do dente, ao contrário do tratamento convencional.
Faça o seu branqueamento na Smile.up
Com clínicas espalhadas de norte a sul do país, horários alargados e facilidades de tratamento, na Smile.up pode fazer o seu branqueamento dentário com total confiança. Marque já a sua consulta de avaliação oral online ou pelo 800 100 222.