Vai restaurar um dente? Tire as suas dúvidas

smileup-duvidas-restauracao-dentaria

A restauração dentária é um tratamento em que se restaura um dente partido ou deteriorado. Este mesmo dente por ter sido afetado, por exemplo, por uma cárie ou pode ter partido por acidente. Este restauro pretende fazer com que esse dente afetado volte a ter a sua forma e função normal. Para este procedimento, o médico dentista retira a parte do dente afetada, limpando a área com um material próprio para o feito. Este procedimento também ajuda a prevenir uma deterioração futura, fechando essa fissura e evitando acumulação de bactérias que se podem infiltrar no local.

Se sente algum tipo de desconforto nos seus dentes e pretende fazer uma avaliação à sua saúde oral, saiba que pode contar com as mais de 60 clínicas dentárias Smile.up de norte a sul do país, com equipamentos de alta tecnologia, facilidades de pagamentos, horários alargados e uma equipa de profissionais especializados e formados para o ajudar em qualquer que seja a sua questão oral.

Existem vários tipos de tratamento de restauração dentária, não havendo um mais ou menos eficaz. Existe, sim, um tratamento mais adequado a cada tipo de paciente e problema apresentado, sendo por isso de máxima importância que seja feita uma correta avaliação do seu caso, para que seja encontrado o tratamento que mais se adequa às suas necessidades.

Que materiais existem para se fazer uma restauração?

Resinas compostas

Estas resinas conseguem adaptar-se e combinar com a cor natural dos restantes dentes e são utilizadas quando se deseja uma aparência mais natural. Os compósitos são misturados e colocados diretamente na cavidade, previamente limpa, onde endurecem e devolvem a forma e função do dente. Este material não é o mais aconselhado para restaurações muito extensas, uma vez que se partem com mais facilidade e sofrem mais desgaste ao longo do tempo sendo, por isso, mais usadas em pequenos danos. Podem também alterar-se com certos hábitos, como tabaco e café, durando entre 3 a 10 anos, consoante o próprio restauro. Esta é, no entanto, a solução menos evasiva e desgastante para o dente natural.

Restaurações de porcelana (facetas dentárias)

Mais comummente conhecidas como facetas dentárias (Sorriso perfeito com Facetas Dentárias) ou incrustações, são feitas por medida e, em seguida, cimentadas no dente natural, previamente tratado e limado. Este procedimento, na maior parte das vezes, cobre a totalidade do dente e podem também combinar com a tonalidade dos restantes dentes, resistindo à criação de possíveis manchas.

Restaurações a prata

Este procedimento é resistente e relativamente barato. No entanto, por ter uma tonalidade mais escura, acaba por não ser utilizada em locais visíveis.

Restaurações a ouro

Esta solução é desenhada propositadamente num laboratório de próteses e, posteriormente, colocadas no dente afetado. Esta opção pode durar até 20 anos, no entanto, o preço tende a ser bem mais elevado.

Quando é que a restauração dentária é indicada?

Este tipo de intervenção é realizado quando o paciente apresenta um dente, ou mais, deteriorados devido a cáries. Quando o médico dentista retira as cáries, acaba por utilizar mecanismos como brocas, que comprometem a estrutura dos dentes. Por isso mesmo, existe a necessidade de fazer uma reconstrução dentária nessa zona, de forma que o dente volte a ter a sua forma e função, evitando problemas futuros como infiltração de bactérias.

Em suma, este procedimento é sempre feito quando existe algum trauma ou fissura que compromete a função e forma do dente. No entanto, cada caso é um caso e deverá sempre aconselhar-se junto do seu médico dentista!

Como saber se a restauração do dente é necessária?

É fundamental que cada um de nós esteja atento aos nossos dentes. Se sentimos algum tipo de dor ou desconforto, se sentimos que temos cáries ou pequenas fissuras, é necessário visitar o médico dentista para que seja feita uma avaliação e lhe seja aconselhada a melhor solução para o seu problema.

Se já tem alguma restauração antiga, também pode estar na altura de fazer uma visita ao dentista. Restaurações dentárias deficientes ou já muto antigas podem trazer problemas como infiltrações e inflamações. Se este tipo de questões não forem analisadas e resolvidas a tempo, pode inclusive acontecer que o paciente perca a sua dentição.

Quais os cuidados necessários depois de uma restauração?

Os cuidados dependem de paciente para paciente, bem como do tipo de material aplicado. O dente em questão também tem influência no processo após, nomeadamente ao evitar alimentos logo após a colocação. Na maioria dos casos, no entanto, não é necessário muita preocupação quanto ao tema. Recorde-se que ouvir pormenorizadamente os conselhos do seu médico dentista é fundamental para o sucesso deste – ou de qualquer – procedimento.

A Smile.up conta com uma equipa de profissionais experientes, preparados para lhe oferecer as melhores soluções do mercado com preço-qualidade, rigor e experiência técnica. Tratamentos de cáries, controlo da placa bacteriana, aparelhos dentários desde os convencionais aos invisíveis, como o Invisalign, são alguns dos tratamentos disponíveis nas clínicas dentárias Smile.up, para que a sua saúde dentária esteja sempre em dia.

Agende uma consulta de avaliação oral na Smile.up numa das nossas 60 Clínicas Dentárias Smile.up espalhadas por todo o país e tire as suas maiores questões.



Scroll to Top